Cotidiano

Empresa de radar diz que caso foi isolado

Toledo – A empresa Suprema Sistemas Viários de Toledo, fornecedora do radar que detectou em Toledo, no dia 2 de agosto, um veículo transitando na Avenida Cirne Lima a 396 quilômetros por hora, respondeu ao questionamento feito em ofício pela prefeitura.

Segundo o documento, “acredita-se ter havido algum tipo de interferência externa no momento da leitura da velocidade do veículo e que gerou o registro ilógico, pois em todo o histórico de fornecimentos da Suprema a clientes jamais se verificou algum fato semelhante”.

Ela informou ainda que os equipamentos fornecidos pela Suprema a outros clientes são iguais aos entregues à Prefeitura de Toledo, estando igualmente homologados no Inmetro e que a homologação neste órgão, envolvendo o modelo SF 002 estão em vigência. O fato, cita a empresa, “deve ser tratado como caso único, atípico e sem precedente algum, o que não deva comprometer nenhum outro equipamento”.

A empresa aproveitou a oportunidade para reforçar que é fornecedora dos equipamentos de fiscalização de velocidade do município de Toledo desde 2011 e sempre esteve à disposição para sanar quaisquer dúvidas ou dar orientações necessárias ao bom e correto funcionamento destes equipamentos.

Novos testes

Segundo o secretário de Segurança e Trânsito, João Vianey Crespão, o equipamento deverá ser agora encaminhado para a empresa para novos testes. A aferição dos radares fixos em Toledo foi suspensa desde a constatação do fato, na sexta-feira passada. Essa suspensão envolve os radares fixos da Cirne Lima, onde foi registrado o problema, e outros três localizados na Avenida Attílio Fontana, na Avenida José João Muraro e na Avenida Maripá. Todos são igualmente fornecidos pela mesma empresa.

Agora, antes da retomada do funcionamento, deverá ser feita uma nova inspeção do Inmetro, já solicitada pelo Município. Deverão ser auferidos os radares da Avenida Cirme Lima, da Senador Atílio Fontana e da José João Muraro, cuja validade vencia em 7 de setembro. Na Avenida Maripá, a aferição pelo Inmetro foi feita em maio deste ano, com prazo de validade de um ano.