Cotidiano

Empresa de auditoria assume responsabilidade por erro no Oscar

65455567_89th Academy Awards - Oscars Awards Show - Hollywood California US - 26-02-17 - Warren Beat.jpgRIO ? Horas depois da gafe protagonizada por Warren Beatty e Faye Dunway ao anunciar “La la land: Cantando estações” como vencedor do Oscar de melhor filme ? sendo “Moonlight: Sob a luz do luar” o verdadeiro premiado ?, a PricewaterhouseCoopers, empresa responsável pela auditoria da cerimônia, soltou um comunicado admitindo o erro. Links Oscar

“Pedimos desculpas a ‘Moonlight’, ‘La la land’, Warren Beatty, Faye Dunaway e espectadores do Oscar pelo erro que foi feito durante o anúncio do prêmio de melhor filme. Os apresentadores receberam o envelope com a categoria errada e, quando descobriram, foi imediatamente corrigido. Estamos investigando como isso pode ter acontecido, e lamentamos profundamente que isso tenha ocorrido”, diz a nota, que elogia, ainda, a maneira como os indicados, a Academia, a ABC e o apresentador Jimmy Kimmel lidaram com a situação.

A 89ª cerimônia do Oscar teve um desfecho inacreditável. Após o veterano ator Warren Beatty ter anunciado ?La la land: cantando estações? como melhor filme, foi revelado que o vencedor era, na verdade, ?Moonlight: sob a luz do luar?. A equipe de ?La la land? já estava no palco agradecendo, e o constrangimento foi geral. Beatty chegou a dizer que recebera o envelope errado (do prêmio anterior, dado à atriz Emma Stone, por ?La la land?).

? Recebi o envelope e dizia Emma Stone, por “La la land”. Não foi de propósito, por isso fiquei confuso ? disse o veterano ator, logo depois do anúncio do Oscar de melhor filme ao longa correto, “Moonlight”. Foi impossível não lembrar do caso da miss Colômbia, anunciada erroneamente como vencedora no Miss Universo em 2015.

De fato, o ator parece procurar algum outro envelope quando recebe o primeiro (reveja abaixo). No fim, o apresentador Jimmy Kimmel ainda brincou dizendo que era tudo culpa sua: “Acho que podem me culpar. No ano que vem nem vou voltar”. Trapalhada no Oscar

Em entrevistas após a cerimônia, Emma Stone garantiu que ficou com o seu envelope de melhor atriz o tempo inteiro. Mas há dois envelopes com os resultados para cada categoria. Apenas dois auditores têm acesso aos resultados do Oscar antes do anúncio oficial na cerimônia. Eles são os responsáveis por preparar os envelopes, dois para cada categoria, guardá-los em uma pasta e levá-los, em carros separados, para o Dolby Theatre. Em entrevista ao site “Market Watch”, em fevereiro, o auditor Brian Cullinan explicou que esta é uma medida de segurança. Por esta razão, há dois envelopes.

Favoritíssimo da noite, ?La la land?, dono de 14 indicações, levou seis prêmios, incluindo direção, para Damien Chazelle. A vitória de ?Moonlight? na principal categoria confirmou a diversidade da noite. Um ano após receber uma saraivada de críticas pela ausência de negros entre seus indicados, o Oscar reagiu consagrando artistas afro-descendentes e premiando filmes de perfis variados. Veja a lista completa de vencedores.