Cotidiano

Embraer assina acordos com sindicatos de trabalhadores do interior de SP

SÃO PAULO – A fabricante de aeronaves Embraer informou nesta segunda-feira que assinou acordos tcom sindicatos da maior parte de sua base de funcionários no Brasil, com exceção de São José dos Campos, onde fica a principal fábrica da companhia.

A empresa afirmou que assinou acordos coletivos com os sindicatos que representam os trabalhadores das unidades em Botucatu, Gavião Peixoto, São Paulo, Sorocaba e Taubaté.

“Em São José dos Campos, os trabalhadores de todas as unidades e de todos os turnos também aprovaram a mesma proposta. Para ser efetivada, falta ainda a formalização do acordo de convenção coletiva entre a Fiesp e o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos”, afirmou a Embraer em comunicado à imprensa.

No último dia 10, a companhia divulgou nota informando que negociava, com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos a suspensão do contrato de trabalho (o chamado layoff) com 2.000 trabalhadores da unidade localizada naquele município.

O afastamento envolveria trabalhadores da área de produção, mas pode ser extensivo a diversos setores da empresa. O lay off deve ocorrer entre janeiro de 2017 e o segundo semestre de 2018 e durar de dois a cinco meses.

Recentemente, a fabricantes de aviões encerrou um Programa de Demissão Voluntária (PDV) que teve adesão de 1.400 funcionários para reduzir custos.