Cotidiano

Embaixador orienta brasileiros na Turquia a evitarem aglomerações e protestos

Turkey Airport BlastsRIO ? O embaixador do Brasil na Turquia, Antonio Salgado, orientou os brasileiros a evitarem aglomerações e a ficarem distantes de manifestações de caráter político, após o atentado terrorista que matou ao menos 41 pessoas e feriu outras 239 no aeroporto internacional de Istambul. Em entrevista ao GLOBO, de Ancara, ele disse que as autoridades turcas estão fazendo o possível para identificar os autores do ataque, e que provavelmente haverá reforço de medidas de segurança em todo o país, especialmente em aeroportos e estações rodoviárias e de trem. Turquia-29-06

? A população está novamente se sentindo muito preocupada com essa situação de terror no país desde junho de 2015, quando houve o atentado de Suruc, reivindicado pelo Estado Islâmico. Tem prevalecido um sentimento de tristeza, desânimo e perplexidade ? disse o embaixador. ? Estamos orientando os brasileiros a terem atenção redobrada.

Nos últimos seis meses, foram registrados seis ataques terroristas no país. Em um comunicado, o consulado do Brasil em Istambul informou que não há registro de brasileiros entre as vítimas do atentado no aeroporto.

?Apesar do ataque ter coincidido com a chegada do voo da Turkish Airlines procedente de São Paulo, os passageiros que acabavam de chegar se encontravam ainda na área de imigração e recolhimento de bagagem, distante dos locais mais afetados?, disse a nota, publicada no site da representação.

De acordo com Salgado, o ataque deixou o país em choque.

? Apesar de aeroportos serem potenciais alvos de ataque, é uma área em geral muito protegida. A população ficou em choque com o fato de que o maior aeroporto e mais vigiado da Turquia tenha sofrido esse atentado.

A comunidade brasileira na Turquia é reduzida, somando cerca de 50 pessoas na jurisdição de Ancara e entre 300 e 400 na de Istambul, de acordo com o embaixador. Salgado ressaltou que os atentados provocaram uma forte queda do turismo no último ano no país, inclusive por parte de viajantes brasileiros.

? O turismo caiu barbaramente, em parte motivado pelos atentados e também por causa das sanções russas ? afirmou.

Segundo ele, apesar do aumento da sensação de insegurança, os brasileiros na Turquia têm lidado com o problema com tranquilidade.

? Muitos demonstram preocupação e receio, mas estão enfrentando com serenidade ? disse o embaixador. ? O terrorismo virou um problema muito global.

Sobre as críticas de falha de segurança, Salgado afirmou que o governo turco leva a ameaça terrorista a sério.

? A Turquia leva muito a sério a ameaça terrorista, tem um bom serviço de inteligência e tem feito o possível. É muito difícil prevenir esse tipo de ocorrência. Regularmente estão prendendo suspeitos, apreendendo material que poderia ser usado em atentados. Mesmo assim, é difícil garantir que não vá acontecer um atentado, porque o terrorismo tem um elemento de surpresa. Pode ser em Paris, Bruxelas, Londres.