Cotidiano

Em novo megarresgate na costa líbia, equipes acham 22 mortos

ROMA – Mais de 28 imigrantes que viajavam em uma embarcação frente à costa líbia morreram, nesta terça-feira (4), a maioria por asfixia, informou a Marinha italiana. Mais de 4.650 migrantes foram salvos na terça-feira, um dia após operações salvarem mais de 6.000 pessoas com apoio de navios militares e de embarcações de organizações humanitárias – entre elas Médicos Sem Fronteiras (MSF), SOS Mediterrâneo, Save the Children e ProActiva Open Arms.

A maioria dos navios havia retornado à Itália para levar os migrantes resgatados. Com isso, o barco da ONG ProActiva Open Arms teve de se encarregar sozinho da emergência.

O Astral começou seus trabalhos de resgate nesta terça-feira (4) ao amanhecer e continuou trabalhando até o cair da noite, ajudando vários botes infláveis e o já sobrecarregado barco pesqueiro.

“Havia pânico a bordo, pessoas que saltavam na água”, descreveu o fotógrafo.

No início, a ONG foi assistida apenas por um avião militar espanhol, que lançou coletes salva-vidas. Depois do meio-dia, um navio militar italiano participou do resgate.

Responsável pela coordenação dos trabalhos de resgate nas águas internacionais, a Guarda Costeira anunciou, às 19h locais (14h, horário de Brasília), que foram lançadas cerca de 30 operações de salvamento na costa líbia, nesta terça.

Do total, apenas metade havia sido concluída, e 1.800 pessoas foram resgatadas.