Cotidiano

Em Nova Iguaçu, Bornier (PMDB) perde para Rogério Lisboa (PR)

00-rogerio-lisboa-vota.jpg

RIO – O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier (PMDB), perdeu o comando da cidade ontem para o deputado estadual Rogério Lisboa (PR), que se elegeu com 63,91% dos votos válidos. Em Duque de Caxias, também na Baixada Fluminense, o ex-prefeito Washington Reis (PMDB) obteve 54,18% dos votos e venceu Dica (PTN), apoiado pelo prefeito Alexandre Cardoso (PSD). Em Belford Roxo, o deputado estadual Waguinho (PMDB) recebeu 56,99% dos votos válidos, derrotando Dr. Deodalto (DEM), também deputado estadual.

Bornier tentava o quarto mandato como prefeito de Nova Iguaçu, enfrentando um oponente que, apesar de líder nas pesquisas, só teve sua candidatura deferida pela Justiça no dia 5 deste mês. Lisboa foi vereador por três mandatos e deputado federal por um.

? O primeiro passo é fazer a transição e levantar como está a real situação financeira do município. A partir daí, vamos traçar 50 metas ? comemorou Lisboa.

Em Caxias, o deputado federal Washington Reis voltará ao cargo que ocupou entre 2005 e 2008. Antes de a vitória ser confirmada, ele prometeu que as suas primeiras ações serão acabar com o que chamou de ?máfia dos cemitérios” e romper o contrato com a Cedae:

? Vou denunciar o contrato (da Cedae) e pedir ao governador para ele ter compreensão e facilitar isso. Quero criar parceria público-privada e trazer investidores. A Cedae é vergonha nacional como empresa pública.

Belford Roxo, Waguinho conseguiu se sair vitorioso em sua segunda candidatura. Em 2012, o deputado estadual perdeu para o atual prefeito, Dennis Dauttman (PCdoB), que não quis tentar a reeleição. O prefeito eleito já foi presidente da Câmara de Vereadores e teve dois mandatos como deputado.

Quando votou, no Ciep 112, em Heliópolis, Waguinho afirmou que a cidade está abandonada há 20 anos:

? Precisamos recuperar e transformar Belford Roxo. A cidade foi arrasada pelos prefeitos nos últimos 20 anos. Precisamos começar do zero.

Nove pessoas foram detidas ontem no município. Segundo a Polícia Civil, oito foram levados pela 54ª DP (Belford Roxo) acusados de fazer boca de urna e, no caso de uma delas, de violar o sigilo do voto ao tirar uma fotografia da urna eletrônica.

Os número de votos nulos, brancos e abstenções foram altos nas três cidades Belford Roxo teve o maior índice (37,36%), e, em Nova Iguaçu, a soma das três categorias representou 36,17%. Em Caxias, a soma de nulos, brancos e abstenções atingiu 35,99%.