Cotidiano

Em dia de eleição, Câmara tem santinhos para todos os gostos

BRASÍLIA- No dia da eleição da Mesa Diretora a Câmara vive um dia típico de campanha eleitoral. Santinhos são distribuídos nos corredores por assessores e modelos contratadas pelos candidatos. Alguns colocam plataformas extensas de campanha, outros apelam apenas para slogans de efeito.

Favorito para continuar na presidência, Rodrigo Maia (DEM-RJ) tem uma equipe de modelos pelos corredores. Seu santinho, em um pequeno formato que cabe no bolso, aponta diretrizes genéricas do que promete implementar no novo mandato, como: “Todo poder ao plenário” e “Palavra empenhada é palavra cumprida”.

Seu principal rival, Jovair Arantes (PTB-GO) tem um panfleto com meia folha de sulfite com o slogan “Avance Comigo” e oito promessas, como a de “encerramento das sessões impreterivelmente às 21h”.

Candidata do nanico PSOL, Luiza Erundina tem no seu material, feito em folhas de papel sulfite dobradas 20 propostas detalhadas do que pretende fazer. Nome da oposição, André Figueiredo tem um material produzido em gráfica, de tamanho A4, também com uma lista de propostas mais detalhadas.

Além dos que disputam o comando da Casa há diversos outros fazendo campanha para os demais cargos. Tem panfletos até de suplente, como o caso de Felipe Bornier (PROS-RJ). Também investem na mesma forma de campanha candidatos para vice-presidente e demais secretarias na Câmara. Alguns nem se dão ao trabalho de fazer propostas. Fábio Ramalho (PMDB-MG), por exemplo, tenta se eleger para primeiro vice-presidente apenas com a frase “amigo de todos”.

Os dois candidatos à terceira secretaria, por sua vez, tem slogans bem parecidos e nenhuma proposta no panfleto. João Fernando Coutinho (PSB-PE) tem como lema “junto com você na 3ª secretaria”, enquanto que JHC (PSB-AL) tem em seu material apenas a frase “Conto com seu apoio e conte comigo”.