Cotidiano

Em comício em Ohio, Trump diz que aceitará resultado eleitoral ?claro?

DELAWARE, Estados Unidos – Após deixar no ar, no fim do terceiro e último debate na noite de ontem, se vai aceitar ou não o resultado da eleição americana caso saia perdedor, o candidato republicano Donald Trump afirmou nesta quinta-feira que aceitaria um resultado ?claro?, mas que reserva para si o direito de ir a uma disputa judicial. Com a declaração, as dúvidas em torno da reação do empresário após o pleito continuam a pairar e desafiar a democracia americana.

trump_2010

? Claro, aceitaria um resultado eleitoral claro, mas também me reservo o direito de impugná-lo ou apresentar um recurso judicial em caso de um resultado questionável ? declarou Trump em ato de campanha em Delaware, no estado de Ohio.

Nesse mesmo discurso, o republicano havia causado confusão ao dizer que aceitaria o resultado das urnas, mas apenas se saísse vencedor:

? Quero prometer a todos os meus eleitores (…) que aceitarei totalmente os resultado desta grandiosa e história eleição presidencial ? afirmou Trump, acrescentando: ? Se eu for o vencedor.

Na quarta-feira, ao ser perguntado se vai aceitar uma derrota diante da democrata Hillary Clinton, o magnata disse que ?manteria em suspenso? sua resposta. O assunto foi um dos mais comentados nas redes sociais.

Nesta quinta-feira, Trump insitiu na possibilidade de manipulação da eleição.

? Queremos que a eleição seja justa, e isso não tem nada a ver comigo, mas com o futuro do país.

Ele disse que Hillary ?fez armadilhas? no debate da noite anterior, já que teria recebido antecipadamente as perguntas que seriam formuladas.

? É uma pessoa muito deshonesta ? alfinetou.