Cotidiano

Em clima de Dia das Bruxas

A comemoração do Dia das Bruxas é marcada sempre pelas tradicionais fantasias de bruxas, fantasmas, esqueletos, enfeites de abóboras, perucas extravagantes, entre outras características que definem a festa herdada dos norte-americanos.

Toda essa preparação para o Halloween movimenta setores importantes da economia. Um deles é o comércio, que aproveita a data para alavancar as vendas. Conforme a gerente de um estabelecimento comercial de Cascavel, Keilla David do Carmo, a procura por fantasias foi intensa e segue durante toda essa terça-feira (31).

“Vendemos muito neste ano e saiu de tudo um pouco: enfeites de aranha, teias, caveiras, fantasmas, bruxas, capas, enfim, muita coisa mesmo. Até a decoração que estava na vitrine foi vendida”, afirma.

Uma das clientes era Rosangela Nunes Ramos, que escolhia o traje para a festa de Dia das Bruxas organizada no condomínio onde mora. “É a primeira vez que participo e escolhi algumas fantasias bem típicas, como a de bruxa”, conta. Os dois filhos de Rosangela também vão se fantasiar. “Um quer a máscara de caveira e o outro de fantasma”, diz.

O que é?

O Dia das Bruxas (ou o Halloween) é uma celebração que ocorre em vários países, em 31 de outubro, véspera da festa cristã ocidental do Dia de Todos os Santos (1º de novembro). O primeiro registro do termo "Halloween" é de 1745. É uma junção do termo escocês All Hallows' Eve, que significa véspera [do Dia de] Todos os Santos, data comemorativa do calendário cristão, celebrado em 1º de novembro.

Embora existam várias teorias sobre a origem, a mais difundida aponta para o festival pagão Samhain, que ocorria no Reino Unido e marcava o fim do verão. Durante os três dias de festa, havia abundância de comida por conta do fim da colheita. Segundo estudiosos, o festival era celebrado ao Rei dos Mortos.

Atualmente, a festa conserva pouco de sua origem e envolve brincadeiras entre crianças e adultos.