Cotidiano

Em cima do prazo

A direção do Huop (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) tem até o dia 20 de junho para colocar em funcionamento os 30 leitos da Ala G2 da Enfermaria, que hoje está com 19 vagas disponíveis, principalmente a pacientes ortopédicos. A data limite foi estipulada pelo Ministério Público por conta de constantes problemas de superlotação nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) aliados à morosidade nas transferências pela Central Estadual de Leitos. A ala abriga parte desses pacientes que aguardam semanas por um internamento.

Para abrir os 11 leitos que permanecem fechados, o hospital ainda precisa resolver um problema que tem se arrastado desde o ano passado. É preciso contratar técnicos de enfermagem para que o espaço atenda de forma integral. Hoje, dois terços da ala funcionam somente porque a Secretaria de Saúde de Cascavel cedeu, em abril deste ano, 10 técnicos. No entanto, o prazo da cessão é limitado, com duração de 90 dias, que encerram no fim deste mês.

Até o momento não houve reposição destes profissionais cedidos pela prefeitura, nem novas contratações que garantam a abertura de todos os leitos. Não há também sinalização de que os servidores municipais retornem às suas funções.

Extensão

A proposta do diretor administrativo do Huop, Rodrigo Suzuki, é estender o prazo de 90 dias estipulado pelo município até que todas as contratações sejam realizadas via chamamento público – em aberto no site da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná).

“Já conversamos com o Conselho Municipal de Saúde que tem assinalado positivamente em fazer uma extensão [de prazo]. Mas ainda não está nada definido, precisamos avaliar melhor esta situação”, explica Suzuki, que esgota as tentativas de viabilizar estes profissionais internamente. “Caso isso não seja possível, provavelmente a cessão continua”, ressalta.

 

O que diz o município

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Cascavel para que alguém pudesse falar sobre a possibilidade de extensão do prazo da cessão de servidores, porém, não houve retorno.