Cotidiano

Em Atlanta, protesto contra violência policial têm novas prisões e confrontos

atlanta.jpg ATLANTA, EUA ? Em mais um dia de protestos contra a morte de negros por policiais brancos nos EUA, a polícia prendeu diversos manifestantes em Atlanta. O grupo de manifestantes cresceu ao longo do dia e já alcançou cerca de 300 pessoas que marcham pelas ruas da cidade. Há relatos de confrontos com agentes de segurança. eua

O protesto começou por volta das 19h30, com cerca de 150 pessoas. Algumas delas carregavam insturmentos. Três viaturas policiais acompanhavam o movimento dos manifestantes.

? De quem são as ruas? Nossas ruas ? cantavam os manifestantes, segundo o “Atlanta Journal-Constitution”.

Após cerca de meia hora, o protesto foi bloqueado por barricadas da polícia. Os agentes tentam empurrar os manifestantes para a calçada.

A jovem Imani Weaver, de 19 anos, foi ao protesto pela primeira vez:

? Eu perti os primeiros protestos e senti que deveria estar em um deles ? disse ao jornal local.

Já Kalani Blackman foi à manifestação com suas filhas gêmeas de apenas 18 meses, Noelle e Saffaiyah. Ela e o marido esperaram os primeiros protestos para garantir que não haveria violência.

? Estamos aqui porque as vidas negras importam, nós somos negros e a vida das minhas crianças importam. Qualquer outra injustiça que aconteça precisa ser discutida ? disse a mãe ao “AJC”. atlanta

No fim de semana, ruas de várias cidades americanas foram tomadas por protestos, após as mortes de dois negros baleados por policiais. Os assassinatos de Alton Sterling e Philando Castile por policiais brancos ? respectivamente em Louisiana e Minnesota ? levaram à eclosão de manifestações por todo o país, em uma onda de comoção e revolta pela violência policial contra negros.

Embora a maioria das manifestações tivesse clima pacífico, houve pelo menos cerca de 300 prisões no fim de semana. Estradas foram bloqueadas e confrontos foram registrados em St. Paul, em Minnesota, assim como membros do Novo Partido dos Panteras Negras também enfrentaram a polícia em Baton Rouge, em Louisiana.

Mais de 300 pessoas foram presas nestas duas cidades, onde os dois homens foram mortos, além de Nova York e Chicago. No sábado, seis pessoas ficaram feridas e três foram presas em Phoenix, onde tropas de choque da polícia usaram spray de pimenta contra os manifestantes, alguns dos quais que jogavam pedras nos policiais, segundo um comunicado do Departamento de Polícia de Phoenix.

O movimento Black Lives Matter, que promove manifestações em todo o país, exige o fim da violência nas manifestações.