Política

Em ano de ajustes, Arrosi define pagamentos

Ibema – O ano de 2017 tem sido de muito trabalho e de ajustes para a administração pública de Ibema. No início de janeiro, o prefeito Adelar Arrosi assumiu o comando de um município em dificuldades financeiras, com veículos e prédios públicos em mau estado de conservação e com a imagem da cidade, devido a escândalos e a irregularidades cometidas na gestão passada, bastante deteriorada.

Arrosi fecha o primeiro ano de sua terceira gestão pública em situação bem diferente daquela de 11 meses atrás podendo, inclusive, definir com antecedência datas importantes ao funcionalismo.

O pagamento do 13º salário será feito no dia 8 de dezembro e a folha do mês de dezembro será depositada na conta dos servidores no dia 22. O prefeito reconhece que obedecer a esses compromissos é apenas uma obrigação formal do governo municipal. No entanto, lembra que inúmeros ajustes e sacrifícios precisaram ser feitos ao longo do ano para que esses pagamentos pudessem ser honrados nas datas corretas.

Um dos desafios que a administração enfrenta é o inchaço da máquina provocado nas últimas gestões, que tornam a governabilidade mais difícil.

O prefeito ressalta que, a partir da Lei de Responsabilidade Fiscal, despesas com pessoal são condicionadas a outros aspectos além daqueles que a Constituição de 1988 determinava. Passou a exigir estimativa de impacto orçamentário e comprovação de que o gasto não afetará metas e resultados fiscais. A folha precisa estar ligada também à lei orçamentária e à compatibilidade com o Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias. Arrosi lembra que a lei veda aumento de despesas com pessoal nos 85 dias anteriores ao fim do mandato do titular de um cargo público eletivo.