Cotidiano

?Eleitor que vende voto é o corruptor?, diz deputado Valdir Colatto

valdir-colatto.jpgBRASÍLIA – Autor da sugestão de que eleitor que vende voto deve ser punido com cadeia, o deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) achou pequena a pena prevista de um a quatro anos. A punição para o eleitor foi incluída pelo relator Onyx Lorenzoni (DEM-RS) no texto das medidas de combate à corrupção. Colatto disse ao GLOBO que a pressão do eleitor é muito grande e que um candidato sofre muito com isso. Ele afirmou que já perdeu duas eleições por ter se recusado a comprar voto. O deputado está no seu décimo mandato como parlamentar.

ConteudoMedidasCorrupcao? O eleitor que vende voto é muito mais responsável. É o corruptor. Hoje só se penaliza quem compra. Você não imagina o que um político sofre numa campanha. Não é a política que torna o político bandido, mas o voto é que torna. Tenho dez mandatos nas costas e perdi duas, virei suplente, por ter me recusado a comprar voto ? disse Valdir Colatto, que tem uma atuação mais voltada a questões do agronegócio. Ele é da bancada ruralista.

E disse a razão de achar a pena de um a quatro anos insuficiente.

? Muito pequena. O cara não vai para a cadeia. O cara deveria ser preso mesmo. Vai pegar uma pena de ajudar comunidade.

O parlamentar afimou que, com a aprovação de punição para quem vende voto, agora poderá rebater o eleitor que abordá-lo com essa intenção.

? Agora vou poder dizer a esse eleitor: ‘você está maluco! Vou ser penalizado se fizer isso, mas agora você também vai. Você quer ir para a cadeia?’.

O deputado entende haver uma contradição em se comprar voto e faz o seguinte raciocínio.

? Se eu sou candidato é porque quero trabalhar. É o meu emprego. Agora, se pago para comprar voto, ora, não preciso trabalhar então. Vou ter que pagar para trabalhar para você?!