Cotidiano

Eleição para prefeito empata em Cariús, no Ceará

BRASÍLIA ? Em termos de disputa acirrada, o pequeno município de Cariús, no interior do Ceará, saiu vitorioso nas eleições deste ano. Os dois principais candidatos empataram. Fechadas as urnas, Iran, do PSDB, e Nizo, do PMB, obtiveram 5.811 votos cada, correspondentes a 48,34% do eleitorado. A solução foi aplicar a regra do Código Eleitoral que prevê, nesses casos, a posse do candidato mais velho ? no caso, Iran, que tem 46 anos. O adversário tem 41.

Os outros candidatos eram Ana Maria, do PCdoB, que conseguiu 358 votos, correspondentes a 2,98% do eleitorado. Luiz do Caximbo, do PSOL, obteve meros 40 votou, ou 0,33% do total.

Embora tenha apenas 18.807 habitantes, Cariús está longe de ser uma cidade pacata. No fim de agosto, o advogado Lourenço Oliver Sales, que era candidato a vice-prefeito pelo PT, sofreu um atentado em uma rodovia. Segundo a imprensa local, o político foi surpreendido por dois homens armados em uma moto e foi atingido por dois tiros. Sales sobreviveu, mas desistiu da candidatura.