Cotidiano

Eike Batista prestou depoimento contra Mantega espontaneamente

SÃO PAULO O empresário Eike Batista, responsável por um dos depoimentos que levou o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega à prisão, procurou espontaneamente a força-tarefa da Lava-Jato, segundo procuradores à frente da Operação Lava-Jato. Em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima disse que o empresário, na condição de testemunha, poderia ter permanecido calado.

? O que podemos dizer sobre Eike Batista é que ele compareceu espontaneamente noa força-tarefa, e prestou depoimento onde narrou os fatos e apresentou provas. Ele é ouvido como testemunha, não é colaborador, então ele estava no direito constitucional de permanecer em silêncio ou oferecer as informações que desejassem.

Segundo os procuradores, uma das empersas de Eike repassou US$ 1,3 milhões de dólares a uma conta noe xterior, a pedido de Mantega,

Batizada de Arquivo X, em referência a um dos grupos empresarias investigados e que tem como marca a repetição do ?X? nos nomes das pessoas jurídicas, como a empresa OSX, de propriedade de Eike, a ação cumpre 32 mandados de busca e apreensão, 8 mandados de prisão temporária e 8 mandados de condução coercitiva.

Além de fazer busca e apreensão de documentos na OSX, de Eike Batista, a nova fase da Lava-Jato mirou outros ex-auxiliares do ex-bilionário, segundo o colunista Lauro Jardim. Flavio Godinho, seu ex-braço-direito e hoje vice-presidente de futebol do Flamengo, e Luis Eduardo Carneiro, ex-presidente da OSX, foram conduzidos coercitivamente para a sede da PF no Rio de Janeiro.