Cotidiano

Eduardo Paes diz a Moro que nunca esteve com Cunha na Petrobras

SÃO PAULO. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou que nunca esteve com o ex-deputado Eduardo Cunha na sede da Petrobras e que não tem nenhum conhecimento sobre qualquer participação do ex-parlamentar na compra do campo de petróleo de Benin, na África. Paes prestou depoimento apo juiz Sérgio Moro, nesta quinta-feira, como testemunha de defesa de Cunha. O Ministério Público Federal havia localizado um e-mail do diretor da Petrobras Jorge Luiz Zelada, pedindo para que fosse autorizada a entrada no dia 12 de setembro de 2010, um domingo, de um carro com Eduardo Paes e Eduardo Cunha. Os dois deveriam ter acesso através da garagem até o heliponto, onde seriam recolhidos por um helicóptero.

Paes negou conhecer Zelada. Ao depor, o prefeito do Rio disse que esteve com o então deputado federal Eduardo Cunha no dia 12 de setembro de 2010, mas em agendas para tratar de temas da cidade.

– Estivemos às 10 horas na Assembleia de Deus na Barão de Petrópolis, no Rio Comprido, aqui perto do centro; depois visitamos o conjunto Urucânias, no bairro de Paciência, na zona oeste da cidade do Rio, uma distância um pouco maior; depois estivemos na Pavuna. Tinha lá um pleito de uma reversível, mão inglesa, que o deputado solicitou que eu acompanhasse. O deputado Eduardo Cunha estava em agenda comigo nesses três lugares, cumprindo com seu papel de parlamentar e, no meu caso, papel de prefeito, atendendo um parlamentar da cidade do rio – afirmou.

As perguntas ao prefeito do Rio foram feitas apenas o advogado de Cunha. Moro e o Ministério Público Federal não fizeram perguntas a Paes.

* sob supervisão de Flávio Freire