Cotidiano

Editor Toninho Mendes morre aos 63 anos, em São Paulo

SÃO PAULO – Criador da Circo Editorial, casa de uma geração de quadrinistas dos anos 1980, como Angeli, Laerte e Glauco, o editor Toninho Mendes morreu nesta quarta-feira, em razão de um acidente doméstico. Entre os principais títulos da editora, fundada em 1984, está a “Chiclete com Banana”, cujo carro chefe eram os personagens de Angeli.

Outras publicações da lavra de Toninho fariam sucesso semelhante e marcariam uma era: ?Geraldão?, com os personagens de Glauco, e ?Niquel Náusea?, com os bichos de Fernando Gonsales. Um dos seus últimos trabalhos foi a edição de ?Modelos Vivos? (Boitempo), com desenhos da Laerte. A cartunista se manifestou nas redes sociais: ?Soube agora da morte do Toninho Mendes, amigo, editor e herói do quadrinho brasileiro?.

O editor Rogério de Campos, da Veneta., disse que estava conversando com Toninho para fazer algumas publicações. E lamentou o desaparecimento do amigo:

? Estou muito triste. Ele era uma presença muito constante nos quadrinhos, sempre com uma visão libertária. Em um meio conservador como esse n]ao era pouco — disse Campos.

O cineasta Angelo Defanti, que produziu e dirigiu o documentário ?HQ – Edição especial?, também lamentou a morte do editor: ?Sem ele, o quadrinho brasileiro seria bem menor: nada de Chiclete com Banana, nada de Piratas do Tietê, nada de Circo. Um sujeito intenso que se entregava inteiro, fosse numa editora, fosse numa simples conversa?.