Cotidiano

Edição carioca do MIMO anuncia sua programação completa

RIO – Depois de passar por Tiradentes, Ouro Preto e Paraty, o MIMO Festival 2016 teve anunciada nesta terça-feira sua programação carioca ? uma série de eventos gratuitos de música, cinema e poesia. O Rio vai receber o MIMO entre os dias 11 e 13 de novembro (de sexta a domingo), e terá como palco principal a Praça Paris ? haverá concertos também em igrejas históricas da cidade, como a Candelária e o Outeiro da Glória. Depois, o festival segue para Olinda, entre os dias 18 e 20.

Entre as atrações internacionais do MIMO, estão o duo francês Jacky Terrasson & Stéphane Belmondo, a colombiana Totó la Momposina, Pablo Lapidusas International Trio e Pat Thomas & Kwashibu Area Band. Os pianistas portugueses Mario Laginha e Pedro Burmester farão um concerto na Igreja da Candelária.

Estão programados encontros especiais entre Guinga, Mônica Salmaso e Leila Pinheiro; João Bosco e Hamilton de Holanda; Simone Mazzer e Alice Caymmi; e Jards Macalé e Otto. Outra atração é o reencontro dos integrantes da Banda Zil, formada nos anos de 1980 por Zé Renato, Claudio Nucci, Ricardo Silveira, Marcos Ariel, Zé Nogueira, Jurim Moreira e João Batista. O encerramento do MIMO no Rio será com Ney Matogrosso, que apresentará o show ?Atento aos sinais?.

A Etapa Educativa do festival terá workshops com artistas como Bixiga 70, Mario Laginha e Pedro Burmester, Antonio Nóbrega, Pat Thomas, Jacky Terrasson e Stéphane Belmondo, além dos músicos de Totò la Momposina. As inscrições são gratuitas, pelo site mimofestival.com, até 6 de novembro. O Fórum de Ideias, com curadoria do escritor e músico Mario Lucio Souza Mário Lúcio, terá atrações como Miguel Cardina e Totó la Momposina. O Festival MIMO de Cinema, com curadoria da cineasta Rejane Zilles, terá curtas e longas sobre música, cobrindo assuntos que vão do rock ao forró, nos gêneros ficção e documentário. Entre eles, ?Chico Science, caranguejo elétrico?, de José Eduardo Miglioli, e ?Cacaso na corda bamba?, de José Joaquim Salles e Ph Souza.