Cotidiano

Economista-chefe do BC britânico sinaliza pacote de estímulos em agosto

LONDRES – O banco central britânico precisa agir “pronta e fortemente” para estimular a economia e elevar a confiança, disse nesta sexta-feira o economista-chefe do Banco da Inglaterra, Andrew Haldane, um dia depois de a autoridade monetária surpreender os mercados ao não cortar os juros. Em seu primeiro discurso desde a decisão britânica no mês passado de deixar a União Europeia (UE), Haldane disse que o Banco da Inglaterra precisa criar um “pacote de medidas de afrouxamento da política monetária mutuamente complementar” a tempo da reunião de 4 de agosto.

— Esta resposta monetária, se é para fortalecer as expectativas e a confiança, eu acho que precisa ser apresentada pronta e fortemente. Por prontamente quero dizer no próximo mês — disse ele.

O pacote de estímulo será provavelmente necessário para “proteger a economia e os empregos de uma recessão” causada pela incerteza que pode estender por anos, disse a autoridade. Haldane afirmou que até próxima reunião do banco central as autoridades estarão mais capazes de decidir “o tamanho preciso e a extensão das medidas de estímulos necessárias”.

Ele descartou a ideia que possa haver uma escolha entre impulsionar o crescimento e arriscar uma inflação mais alta, sustentando que “não há dilema real sobre a política (monetária).

DESACELERAÇÃO ECONÔMICA

Pesquisas realizadas por agentes regionais do Banco da Inglaterra desde o referendo apontam para um número significante de empresas que estão freando ou reduzindo emprego e planos de investimento, enquanto a confiança dos consumidores e a expectativa dos preços imobiliários já estão caindo, disse o economista-chefe.

— Apesar de ser improvável que a economia quebre, é provável que desacelere, talvez materialmente, nos trimestre a vir — avalia Haldane. — A maior razão para essa provável desaceleração é a incerteza. E com a incerteza crescento acentudamente, cautela pode mais uma vez se tornar a palavra-chave para empresas e famílias, como foi durante a maior parte do período desde a crise. Isso aumenta o incentivo a atrasar a concepção e execução de planos.

A libra caiu quase um centavo em relação ao dólar após o discurso, revertendo parte dos ganhos obtidos após a decisão surpresa na quinta-feira de manter os juros.

O banco de investimentos J.P. Morgan mudou sua previsão para a taxa de juros britânica após o discurso de Haldane, prevendo que o Banco da Inglaterra vai cortar os juros a zero no próximo mês, ao invés de para 0,25%. Essa semana, o BC da Inglaterra votou por manter a taxa básica de juros em 0,5%.

“Estamos esperando agora um pouco mais do que estávamos ontem”, afirmou o analista Allan Monks em nota a clientes, que também prevê um aumento de 75 bilhões de libras em flexibilização quantitativa e o anúncio de algumas medidas de acesso a crédito.