Cotidiano

Duplicação entre Toledo e Rondon avança

A duplicação está orçada em R$ 306,5 milhões e a proposta é terminar os 40 quilômetros em cinco anos

Toledo – As obras de duplicação da BR-163, no trecho de 38,9 quilômetros entre Toledo e Marechal Cândido Rondon, avançam e já começam a ganhar contornos praticamente definitivos em alguns pontos. Equipes da Técnica Viária/Castinho/Urbano, consórcio que venceu licitação do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), aproveitam os períodos de tempo firme e trabalham mesmo em fins de semana.

Equipes atuam em várias frentes, principalmente no município de Toledo perto da divisa com Rondon. Em alguns trechos, o trabalho é de terraplenagem, em outros de colocação e compactação da base com pedras e em outros já há aplicação das primeiras camadas de material para o recebimento do asfalto. Mesmo que a obra não ocorra na velocidade que poderia, já que o cronograma é de duplicar os 40 quilômetros em cinco anos, quem vê a obra, e percebe a segurança que ela trará depois de pronta, se anima.

A duplicação está orçada em R$ 306,5 milhões. Em recente visita à região, para a entrega das obras de revitalização da Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu, e em breve passagem por Cascavel, o ministro dos Transportes, Maurício Lessa, garantiu que os trabalhos não param. Havia receio de que, em função da grave crise econômica nacional e de o Dnit estar sem recursos, o cronograma pudesse ser paralisado.

Lessa garantiu que não e foi além. Afirmou que o primeiro trecho da duplicação da 163, entre Cascavel em direção ao Sudoeste seria entregue em alguns meses. O trecho total tem 74 quilômetros e o valor licitado é de R$ 579 milhões. O consórcio é formado pelas empresas Sanches Tripolini, de São Paulo, e Maia Melo, do Recife (Pernambuco).