Cotidiano

Doria convoca imprensa para anunciar emprego para irmão de ambulante morto

63666825_PA São Paulo SP 06-01-2016 - Prefeito João Doria concede entrevis.jpgSÃO PAULO – O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), convocou a imprensa paulistana na tarde desta sexta-feira para anunciar a contratação do irmão do ambulante Luiz Carlos Ruas, espancado até a morte dentro de uma estação de metrô na cidade na noite de Natal.

Reginaldo Ruas vai trabalhar como motorista para a Soma, empresa privada que presta serviços para a prefeitura na limpeza urbana da capital paulista, e ganhará pouco mais de R$ 2 mil.

Durante a coletiva, Doria contou que foi procurado pelo vereador Eduardo Suplicy (PT) para falar sobre a situação da família do ambulante, já que ele era o principal provedor, e ficou ?sensibilizado? com a história.

A família havia pedido ajuda a Suplicy para conseguir uma autorização da prefeitura para que Reginaldo pudesse dar continuidade ao trabalho do irmão legalmente.

– O Eduardo me telefonou preocupado, sobretudo com a questão da renda da família. Além de solidarizar, preocupação com referência a alguma oportunidade que pudesse ser criada ao Reginaldo para que pudesse manter a família. Fiquei sensibilizado também. O que nós estamos fazendo aqui nada mais é do que atender ao apelo do Eduardo e, mais do que tudo, [expressar] a nossa solidariedade à família – disse Doria durante a coletiva.

Reginaldo foi questionado pelo prefeito se poderia divulgar quanto iria ganhar. Encabulado, ele não se opôs e apenas agradeceu a oportunidade.

Ao final da coletiva, mais dois familiares do ambulante morto que estavam presentes na coletiva pediram emprego ao prefeito, que disse que encaminharia os pedidos à empresa.

Além do prefeito e do vereador, também estavam presentes os secretários Eliseu Gabriel (Trabalho e Empreendedorismo), Soninha Francine (Assistência e Desenvolvimento Social), Patrícia Bezerra (Cidadania e Direitos Humandos) e o padre Julio Lancellotti, da pastoral do Povo de Rua.

Doria já deu mostras de que terá um cuidado especial com o marketing de sua gestão. Logo na sua primeira agenda administrativa, na segunda-feira, vestiu-se de gari e, ao lado de secretários, foi à região central de São Paulo às 6h para lançar o programa Cidade Linda, que promete ampliar os serviços de zeladoria, como capinagem dos canteiros, poda de árvores e limpeza de bueiros. No sábado, deve repetir a dose varrendo a avenida Paulista.

O prefeito também tem pessoalmente ligado para as redações de veículos de comunicação para avisar sobre seus compromissos.

Na terça-feira, também anunciou que vai multar secretários que chegarem atrasados aos compromissos oficiais. A cada 15 minutos, os membros da equipe do tucano terão que desembolsar R$200. O dinheiro será destinado a um fundo gerenciado pela secretaria de Cidadania e Direitos Humanos e doado a uma instituição.