Cotidiano

Documentário sobre corrida de rua é lançado no Brasil neste sábado

2013_655554432-2013101664004.jpg_20131016.jpg RIO- Do surgimento como subcultura nos anos 70 até se tornar o esporte que mais cresce no mundo, a história da corrida de rua é o tema de “Free to run” (“Livre para correr”, em tradução livre), documentário que tem lançamento no Brasil hoje na Casa da Suíça, na Lagoa, em frente ao Parque Cantagalo. O filme será exibido às 18h15m e tem entrada franca. É um dos destaques de um domingo dedicado à corrida de rua na Casa da Suíça (ver a programação abaixo). corrida

O documentário do suíço Pierre Morath é uma oportunidade para os praticantes de corrida de rua descobrirem como “uma maluquice de amigos” se transformou no esporte de milhões de pessoas. Historiador do esporte e cinegrafista, Morath é ele próprio um corredor. Para o filme entrevistou pioneiros como os americanos George Hirsch e Frank Shorter.

Um dos pontos altos do documentário é a história da participação das mulheres em maratonas. Estão lá Kathrine Switzer e Joan Benoit Samuelson, a campeã da primeira maratona olímpica para mulheres, a de Los Angeles em 1984. Benoit esteve no Rio durante as Olimpíadas.

Já Switzer fez história ao se tornar o símbolo da luta das mulheres para participar de provas de longa distância. Em 1967, ela desafiou a proibição impostas às mulheres e se inscreveu na famosa Maratona de Boston.

A foto do diretor da prova, Jock Semple, tentando, sem sucesso arrancá-la da competição ficou famosa. “Eu só queria correr. Mas ali senti o peso da discriminação contra as mulheres. A partir desse dia, lutar por oportunidades para mulheres se tornou minha meta na vida”, diz ela no documentário.

Hoje, as mulheres já são maioria nas meias maratonas e aumentaram significativamente a participação nos clássicos 42.195 metros.Além do filme, a programação inclui uma palestra sobre técnicas de corrida e um treinão para o público.

Programação:

15h30m ? Cadastro dos participantes da corrida

16h15m _ Palestra com Marcio Puga

17h15m ? Corrida e caminhada

18h15m ? Exibição do filme “Free to run”