Cotidiano

Do céu ao inferno: vida de Simonal volta aos palcos em musical intimista

Em meados dos anos 1960-1970, Wilson Simonal só tinha Roberto Carlos como adversário na disputa pelo título de cantor mais popular do Brasil. Seus sucessos ?Nem Vem que Não Tem? e ?Mamãe Passou Açúcar em Mim? tocavam nas rádios sem parar. Coroando o reinado, o carioca comandava programas de TV de sucesso. Mas a ascensão dele

foi interrompida bruscamente, e Simonal desceu ao inferno quando foi acusado de colaborar com a ditadura militar. A acusação nunca foi provada. A simples polêmica, no entanto, fez suas músicas desaparecerem de todas as mídias. Recuperando a trajetória conturbada, a vida desse autêntico popstar nacional volta aos palcos cariocas no musical ?Show em Simonal?, que estreia no dia 12 agosto no Teatro Leblon.

Depois de levar mais de 100 mil espectadores aos teatros brasileiros, ?S?imbora – O Musical? retorna agora numa versão renovada e mais intimista, que aproxima o público do controverso artista. Depois da elogiada atuação como Simonal na versão anterior, Ícaro Silva retoma o papel, agora com o desafio de ser também o narrador do espetáculo.

? Essa construção de um personagem que existiu é um processo diferente. Não diria que é mais complicado, mas sim meticuloso e trabalhoso. Eu gosto muito. O que me fascina nesse processo é o tanto de coisas que a gente descobre quando pesquisa sobre alguém que realmente viveu. Li, ouvi e assisti tudo o que pude sobre o Simonal. Pesquisar a respeito dele é também pesquisar sobre mim.

Ícaro, que já viveu outro grande astro brasileiro ? o cantor Jair Rodrigues no espetáculo de sucesso ?Elis – A Musical? ?, se identifica com a história de Simonal, como explica:

? Somos artistas negros em um país em que a desigualdade social e a segregação racial são ainda muito presentes. Essa questão tocou o Simonal e me toca completamente. Eu sei que as pessoas acham chato falar sobre isso, mas essa é uma questão fortíssima. Vim de uma família pobre e negra, com pais que tiveram que batalhar muito por mim.

Para o ator, é impossível dissociar o julgamento público que condenou Simonal ao ostracismo de sua origem social e de sua cor:

? Eu, inclusive, acredito que ele pode ter sido bode expiatório em uma sociedade extremamente racista. Acho que ele errou, mas a sua pena foi muito pesada. Na peça, a gente não toma partido, mas apresenta os fatos e deixa que a plateia tire as próprias conclusões.

Simonal canta e conta

?Show em Simonal? recupera o início de carreira do artista, no lendário trecho boêmio da noite de Copacabana, o Beco das Garrafas. Como num palco das boates do local, Ícaro interpreta um Simonal que não só canta, mas que também narra os altos baixos de sua carreira, como um verdadeiro mestre de cerimônias.

Ícaro divide o palco com as atrizes Ariane Souza, Julia Gorman e Aline Wirley, que se revezam entre personagens e backing vocals de Simonal. Os quatro são acompanhados de uma banda formada por Ananda Torres (piano), Romulo Duarte (baixo) e Kim Pereira (bateria).

Diretor das duas versões, Pedro Brício notou, já na primeira, que os momentos em que Ícaro cantava solo ou conversava com o público tinham muita força cênica. Ele redesenhou o musical com isso em mente, entendendo que o novo formato ajuda a contar a história do cantor:

? É um novo musical: como se a plateia estivesse assistindo a um show do Simonal. Com o estilo dele, o humor, a interação, além dos grandes sucessos do artista ? define Brício, lembrando ainda que o diretor musical do espetáculo, Alexandre Elias, refez todos os arranjos para dar às canções um som característico dos anos 1960, que promete transportar o público para aquela época.

Contando com craques ao seu lado na produção, como Hélio Eichbauer nos cenários e Marília Carneiro nos figurinos, Brício quer que os espectadores conheçam de perto características que fizeram a fama de Simonal, como elegância, riqueza musical, humor e comunicação única com a plateia. Talentos que devem ser exaltados.

? Ele foi o maior, senão o único popstar brasileiro. Um verdadeiro showman. Sua história merece ser contada, defende Brício.

Serviço:

?Show em Simonal?

Teatro Leblon – Sala Marília Pêra

Quinta a sábado, às 21h e domingo, às 20h.

Estreia: 12 de agosto

Rua Conde Bernadotte 26 loja 104-B, Leblon

Ingressos: Tel.: 2529.7700 e no site Show em Simonal