Cotidiano

Disputa em Belo Horizonte segue acirrada

BELO HORIZONTE – A capital mineira é um dos lugares onde a disputa para prefeito neste segundo turno está mais acirrada. Pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas neste sábado apontam que o cenário está indefinido, com o candidato Alexandre Kalil (PHS) numericamente à frente de João Leite (PSDB), mas empatados tecnicamente no limite da margem de erro. O que deixa a disputa ainda mais parelha é o grande número de votos nulos e brancos, e indecisos.

De acordo com o Ibope, Kalil está com 42% das intenções de votos, contra 37% de Leite. Brancos e nulos somam 18%, e 3% não sabem ou não responderam. Já, no Datafolha, Kalil aparece com 37% das intenções, contra 34% de Leite. Nulos e brancos somam 19%, e 10% estão indecisos ou não quiseram opinar, e 3% não sabem ou não responderam.

O empresário e ex-presidente do Atlético Mineiro, Alexandre Kalil, que durante toda a campanha se apresentou como “apolítico” e como alguém que representa o “novo”, se mantém confiante e diz que há doze pesquisas que apontam sua vitória. Além de Datafolha e Ibope, ele afirma ter outras duas pesquisas e oito treckings (tipo de levantamento feito pela própria campanha) que asseguram ser ele o futuro prefeito da capital mineira.

? Espero que seja esse o resultado das urnas hoje. Não chegamos empatados em nenhuma ? disse Kalil.

Ele sustenta não ter o apoio de ninguém e já anunciou que, se vencer, não entregará secretarias da prefeitura a partidos. No entanto nos bastidores, há rumores de que tem o apoio do desgastado governador petista Fernando Pimentel, apesar de Kalil negar o vínculo.

Já, o deputado estadual João Leite, que tem o apoio do senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, e que tenta pela terceira vez se tornar prefeito da capital mineira, se mantém otimista com o resultado.

? Não é brincadeira escolher um prefeito. Confio na população de Belo Horizonte, conhecida sempre em escolher bem e em acompanhar a vida política da cidade. Esse é o momento mais importante para o país e para Belo Horizonte. O de escolher alguém que cuidará de seus filhos, da educação, da saúde. Espero ter essa cidade em minhas mãos para administrar, ouvindo as pessoas ? anunciou João Leite.

Uma eventual vitória do tucano significa manter o senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, forte dentro do partido para a disputa presidencial de 2018. Sua derrota pode comprometer os planos de Aécio, já que seu principal rival, Geraldo Alckmin, elegeu no primeiro turno João Doria em São Paulo.