Cotidiano

Disney, Google e YouTube cancelam contratos com youtuber PewDiePie, um dos maiores do mundo

RIO – Piadas antissemitas e vídeos com referências nazistas fizeram o youtuber Felix Kjellberg, conhecido como PewDiePie, perder uma série de contratos neste início de semana. A primeira empresa a cortar relações foi a Disney, dona da produtora Maker Studios. Nesta terça, o Google e o YouTube também se posicionaram contra o polêmico youtuber, um dos mais famosos do planeta.

A partir de agora, Kjellberg não faz mais parte do grupo exclusivo de publicidade do Google, voltado para os maiores criadores da internet. Além disso, nesta terça-feira, o YouTube cancelou o lançamento da nova temporada da série ?Scare Pewdiepie?, produto do Youtube Red.

Alguns de seus vídeos já tiveram publicidades removidas e a perda do contrato com o Google deve ter um resultado expressivo em sua receita milionária, uma vez que as propagandas do programa possibilitam maiores ganhos em comparação com anúncios convencionais.

?Mesmo que Felix tenha conquistado seguidores sendo provocativo e irreverente, ele claramente foi longe demais neste caso e os vídeos são inapropriados?, declarou o porta-voz da Maker Studios ao ?The Wall Street Journal?, destacando que Kjellberg tinha independência editorial como parte do contrato.

A polêmica com Felix Kjellberg começou quando o jornal americano ?The Wall Street Journal? publicou uma análise de nove vídeos do youtuber nos últimos seis meses. Neles, eram exibidas suásticas, saudações nazistas e referências a Hitler. Três desses vídeos já foram excluídos. Em um deles, Felix contratou dois indianos para segurarem um cartaz com a frase ?morte a todos os judeus?, por meio da plataforma Fiverr.

Em um post no Tumblr, Kjellberg falou sobre o ocorrido. ?Eu estava tentando mostrar o quão louco é o mundo moderno, especialmente alguns dos serviços disponíveis online?, disse. ?Eu escolhi algo absurdo para mim ? pessoas no Fiverr que diriam qualquer coisa por US$ 5?.

Em outro vídeo já removido, um homem vestido de Jesus Cristo declara ?Hitler não fez absolutamente nada de errado?.

?De nenhuma maneira eu estou apoiando qualquer tipo de atitude odiosa?, Kjellberg escreveu. ?Eu penso no meu conteúdo como entretenimento e não em um lugar para comentários políticos sérios. Minha audiência entende e por isso eles vêm para o meu canal. Essa não era a minha intenção, mas entendo que essas piadas foram, no final das contas, ofensivas?.

Kjellberg encerrou a declaração focando nos ?grupos de ódio?, dizendo ?não apoio essas pessoas de maneira alguma?. Porém, o site neo-nazista ?The daily stormer? se nomeou o fansite número um de PewDiePie no mundo e agradeceu ao sueco por ?fazer as massas ficarem mais confortáveis com as nossas ideias?.