Cotidiano

Disney apresenta 28 minutos de 'Rogue One - Uma história Star Wars'

MARIN, Califórnia ? A Disney e a Lucasfilm exibiram 28 minutos ?Rogue One – Uma história Star Wars? para repórteres nesta sexta-feira, no Rancho Skywalker, na Califórnia. O filme conta a história de um grupo de rebeldes que se reúne para roubar os planos da Estrela da Morte ? o evento que dá início à trama do primeiro ?Guerra nas Estrelas?, de 1977.

?Nós estamos em território sagrado aqui?, disse o diretor Gareth Edwards, apontando para uma cadeira no meio do teatro de onde George Lucas assistia e editava seus filmes.

As cenas saltam no tempo e na história, mas essencialmente mostram um mundo à beira da rebelião. Os agentes do Império estão em toda parte, com stormtroopers vagando pelas ruas à procura de dissidentes. Encontramos o protagonista, Jyn Erso (Felicity Jones), ainda uma criança cujos pais, Galen (Mads Mikkelsen) e Lyra (Valene Kane), interessam particularmente ao Império. A partir daí o espectador pode esperar por viradas na história, centrada na Jyn adulta e seu envolvimento com a Aliança Rebelde.

Edwards apresentou as imagens na terça-feira, brincando que eles tinham pensado em mostra 30 minutos, mas precisaram guardar alguma coisa. O filme foi exibido para o elenco recentemente, mas poucas pessoas viram o resultado final. A première está marcada para o dia 10 de dezembro, em Los Angeles, com a estreia nos cinemas prevista para o dia 15 no Brasil.

Os 28 minutos de cenas apresentaram alguns dos principais personagens, como o capitão Cassian Andor (Diego Luna), Saw Gerrera (Forest Whitaker) e o misterioso Chirrut Imwe (Donnie Yen). Também estabeleceram um mundo muito parecido com o visto no ?Guerra nas Estrelas? original, de 1977. Figurinos, personagens e cenários do primeiro filme povoam esse universo, entre eles o líder da Aliança Mon Mothma (Genevieve O’Reilly) e Bail Organa (Jimmy Smits), além de algumas surpresas.

“Rogue One” é o primeiro de três filmes previstos contando histórias alternativas do universo ?Star Wars?, entre eles um sobre o jovem Han Solo. Eles são produções independentes da saga original, que continuou ano passado com o ?Despertar da Força? e terá mais um capítulo em 2017.