Cotidiano

Discurso de Trump é aprovado por 75% dos espectadores

CLEVELAND — Donald Trump pode ainda não ter conseguido unir o Partido Republicano em torno de sua candidatura, mas seu discurso no último dia da convenção nacional da legenda, em Cleveland, agradou a boa parte dos espectadores. Uma pesquisa da CNN indicou que 57% tiveram uma “reação muito positiva” à fala de Trump e 18% uma reação de certo modo positiva, enquanto 24% disseram ter tido um efeito negativo.

O magnata foi finalmente oficializado candidato na noite de quinta-feira, quando aceitou formalmente a nomeação do partido para disputar a presidência nas eleições de novembro. Numa campanha de medo e afirmação de poder, ele se apresentou como o candidato da lei e da ordem, mas sem ideias claras, de acordo com o jornal “New York Times”.

O discurso de 75 minutos de Trump foi feito para criar o tom da campanha eleitoral contra Hillary Clinton, e uma resposta aos republicanos que dizem que a melhor maneira de unificar o partido dividido é detalhar o motivo pelo qual a democrata não deve ser eleita em 8 de novembro.

O candidato acusou a rival de ter um legado de “morte, destruição, terrorismo e fraqueza” como secretária de Estado americana e prometeu ser duro contra crimes e imigrantes ilegais.

À medida que uma multidão gritava “prendam-na” pelo modo como Hillary lidou com a política externa dos EUA, Trump acenou e disse: “vamos derrotá-la em novembro”. Milhares de simpatizantes que se juntaram na Convenção Nacional Republicana, em Cleveland, ecoaram apoio.

Ao final do discurso, Trump recebeu familiares no palco e balões caíram com confetes pela arena.

O discurso de aceitação de Trump, de 70 anos, fechou a convenção de quatro dias que destacou a dificuldade de curar fissuras no Partido Republicano pela retórica anti-imigração ilegal e preocupações por seu temperamento. O evento foi boicotado por vários grandes nomes dentro do establishment republicano, como o candidato presidencial em 2012, Mitt Romney, e membros da família Bush.

Acusando imigrantes ilegais de roubarem trabalhos de cidadãos americanos e cometerem crimes, Trump prometeu construir um grande muro fronteiriço contra pessoas que tentam cruzar a fronteira.