Cotidiano

Disco de inéditas de Adoniran Barbosa tem Ney Matogrosso, Criolo, Liniker e mais; ouça

Ney3.png Links sambaRIO ? Considerado o pai do samba paulista, Adoniran Barbosa, compositor de clássicos como “Trem das onze” e “Saudosa maloca”, saiu de cena há 34 anos. Mas, em 2016, ano em que se comemora o centenário do gênero (no próximo domingo, dia 27, para ser mais exato), o CD e DVD “Se assoprar posso acender de novo” (DaFne Music) busca, como o título diz, reacender a chama do paulista de Valinhos.

Com 14 faixas inéditas, nascidas a partir de partituras nunca antes musicadas do cantor e compositor encontradas por Cassio Pardini (produtor de cinema e sócio da Latina Estudio), o álbum tem lançamento marcado para a próxima sexta-feira, 25, mas já está disponível para audição na internet.

Nele, artistas de diferentes gerações da música popular brasileira, interpretam as composições de Adoniran. Estão lá, entre outros, Ney Matogrosso, Criolo, Liniker, Fernanda Takai, Maurício Pereira, Kiko Zambianchi, Simoninha e o duo folk Versos Que Compomos na Estrada. Mais de 50 músicos, entre intérpretes e instrumentistas, participaram do trabalho cuja produção é assinada por Lucas Mayer.

“Tinha a expectativa de encontrar apenas uma partitura, mas me surpreendi com essa incrível quantidade de composições. Quando o Lucas as musicou, ficamos encantados e surpresos com a qualidade da obra”, disse Pardini, que ainda produziu o DVD, que captura as gravações em estúdio de todas as faixas do disco.

Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa, filha de Adoniran, aprovou a iniciativa: ?Fico muito feliz ao ver, finalmente, gravadas as músicas que estão editadas desde 1990, logo após o Juvenal Fernandes, grande amigo do meu pai, me procurar com muitos papeizinhos rabiscados com a letra inconfundível do Adoniran?.

Abaixo, a íntegra do álbum “Se assoprar posso acender de novo”, assim como a lista de faixas, compositores e intérpretes e o trailer do DVD: Se Assoprar Posso Acender de Novo – Inéditas de Adoniran Barbosa nas Vozes de Grandes Artistas

Trailer do DVD de Adoniran