Cotidiano

Dia foi de limpeza, reparos e consertos

Conforme o instituto Tecnológico Simepar, os ventos em Cascavel chegaram a quase 103 km/h e choveu cerca de 40 milímetros

Cascavel – Sentado no telhado de casa no Bairro Universitário, José Maria Guedes consertava os estragos. A residência, na Rua Sociologia, foi uma das centenas atingidas pela tempestade da noite de terça-feira em Cascavel. “Por sorte foi pouca coisa, mas ouvi que em outros locais o telhado levantou por completo”.

Para arrumar o que o granizo destruiu, Guedes chegou mais tarde no trabalho. “Foram uns quatro ou cinco furos”.

Na casa ao lado, da filha de Maria Ironi, tudo estava completamente alagado. “Não sei se o granizo deixou muitos buracos, se o vento arrancou as telhas, mas tudo está molhado. O sofá, a cozinha, o quarto”.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, mais de 600 chamados pediam ajuda e pelo menos 500 casas em 31 bairros e nos distritos de Rio do Salto e São Salvador foram afetadas. Dentre os bairros mais atingidos estão o Jardim Universitário, Brazmadeira, Canadá, Santa Cruz, Esmeralda, São Cristóvão e o centro. Além disso, um trecho da PR-180 ficou parcialmente obstruído, segundo os bombeiros, por conta da queda de algumas árvores.

Durante toda a noite de terça-feira e o dia de ontem equipes dos bombeiros e da Defesa Civil foram mobilizadas para efetuar corte de árvores e fazer entrega de lonas. Até o fechamento da edição o Corpo de Bombeiros já havia sido solicitado para fazer 135 cortes de árvores no município e mais de 20 mil metros de lonas distribuídos. Seis pessoas sofreram quedas na cidade durante reparos nos telhados. Já as equipes da Defesa Civil atenderam pelo menos 170 casas que foram afetadas pelo vento. Mais 13 mil metros de lonas foram entregues à população.

Conforme o instituto Tecnológico Simepar, os ventos em Cascavel chegaram a quase 103 km/h e choveu cerca de 40 milímetros.

Defesa Civil

Conforme o secretário de Assuntos Comunitários, José Carlos da Costa, os números devem ser ainda maiores. “As equipes estão nas ruas e grande parte dos atendimentos está sendo feita pelo Corpo de Bombeiros”. Segundo ele, felizmente não há previsão de chuva ou de novos temporais para a cidade. “Profissionais da Secretaria de Meio Ambiente fizeram a retirada de árvores que estavam obstruindo as ruas, algumas sobre casas, mas a situação está controlada”.

De acordo com o secretário, os estragos em Cascavel não foram suficientes para decretar situação de emergência. “O Município consegue atender todas as pessoas atingidas nessa tempestade”. Já no boletim da Defesa Civil do Estado, duas mil pessoas triam sido atingidas pela chuva, ventos e granizo na noite de terça-feira, resultando em 300 desalojados e 500 casas afetadas.

Segundo a Secretaria de Comunicação de Cascavel, o Zoológico Municipal também foi atingido com derrubada de árvores e galhos. Por conta dos estragos, o local ficou fechado ontem e só deve reabrir na sexta-feira.

Sem luz

De acordo com a assessoria de imprensa da Copel, 40% da população ficaram sem energia elétrica, atingindo 50 mil consumidores. Vários cabos de energia foram rompidos, postes quebrados e até o início da tarde de ontem pelo menos 2,5 mil consumidores ainda estavam sem luz.

Para intensificar os trabalhos, mais 30 equipes da Copel se deslocaram de outras regiões do Estado para ajudar na área urbana. Conforme a assessoria, esta tempestade foi uma das piores dos últimos sete anos para a área urbana de Cascavel.