Variedades

Dia da Mulher: empreendedoras no jeito de ser, agir e fazer acontecer

Hellen Faria que investiu nos pirulitos de cristal; Lucimara Zanini e o amor pelos doces; Letícia Leite quer eternizar os momentos

Dia da Mulher: empreendedoras no jeito de ser, agir e fazer acontecer

Cascavel – Cada uma delas tem um jeito, um sorriso, uma cor de cabelo e uma história diferente para contar. Mas, todas são unânimes quando se fala na força de mulher e na vontade de fazer acontecer. Neste dia 8 de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a reportagem do Jornal O Paraná vai contar a história de três mulheres que tem algo em comum: “ação”.

 

“Pirulitos de Cristal”

Hellen Faria tem 29 anos, duas filhas e uma história bem interessante. Ela foi mãe pela primeira vez aos 19 anos e, na época, tinha um emprego com carteira assinada, mas viajava muito e com a filha pequena decidiu parar de trabalhar. Quando a filha cresceu um pouco mais, Hellen quis empreender e começou a vender roupas, mas acabou não tendo muito resultado. Em seguida, mudou para o ramo da beleza, passou atuar como manicure e pedicure em atendimento à domicílio, mas também não se adaptou e em seguida, acabou abrindo um salão dentro da sua casa.

Algum tempo depois ela teve a segunda gestação e o salão “parou”. Mesmo assim, ela se reinventou e um dia vendo produtos diferentes na internet, decidiu realmente “empreender” e passou para a culinária. No começo de 2020, no início da pandemia, Hellen passou a fazer pirulitos de cristal, que podem ter diversas utilidades, mas são mais usados para as festas como lembrancinhas. Bingo: um produto diferenciado e personalizado!

“Avalio hoje que fiz uma boa escolha, estou muito feliz com o meu trabalho”, contou Hellen, lembrando que poucos meses depois ela já ampliou o cardápio dos seus produtos e passou a fazer outros tipos de doces, como o pirulito de suspiro, maçã do amor e maçã caramelada. “Consigo cuidar das minhas filhas, a Maria Vitória Faria que tem 10 anos e a Ana Clara Faria, que tem apenas 4 anos, cuidar da casa e ainda ter uma boa renda”, destacou a empreendedora.

Hellen disse que o fluxo de venda varia muito de um mês para o outro, mas que ela já chegou a produzir em um único mês mais de mil pirulitos e além disso, já teve encomenda de outras cidades. “Estou bem feliz e agradecida pela a minha escolha e pelos meus clientes”, completou Hellen que atende seus clientes pelo (45) 9137-4113.

 

A ‘Enfermeira confeiteira’

O amor pela a culinária também faz parte da vida da Lucimara Zanini, 42 anos, que sempre gostou de cozinhar e viu nas “panelas” uma opção bastante promissora para uma segunda renda. Ela é mãe de três filhas, Valentina, Luiza e Maria Eduarda, as duas últimas são gêmeas. Durante o dia Lucimara trabalha como enfermeira e quando sai do trabalho, é hora de produzir doces.

A sua vida profissional começou em 1995, com 15 anos de idade em Nova Aurora aonde trabalhava como secretária em uma oficina mecânica. Em Cascavel, onde chegou em novembro de 1998 para estudar, como precisava trabalhar e pagar os estudos optou por fazer um curso de técnico de enfermagem e em maio de 1999 já começou a trabalhar em uma clínica como estagiária sendo efetivada em setembro do mesmo ano. Em 2004 iniciou o curso de enfermagem pela Unipar, conquistando seu diploma em novembro de 2008.

Neste meio tempo em 2005 ela se casou e passou também a trabalhar em outros dois locais para aumentar a renda. Em 2011, ela teve a primeira filha e em 2014 vieram as gêmeas. “Sempre gostei de fazer doces e como não consegui mais trabalhar em dois serviços sentia necessidade, uma inquietação mesmo em querer trabalhar, fazer algo novo, mas não sabia em que, foi quando em 2016 resolvi fazer a festa de aniversário da minha filha e fiz parte dos docinhos da festa e em seguida, os docinhos da festa de 80 anos da minha mãe. A partir daí resolvi me especializar e aprender”, contou.

No fim de 2016 ela fez um curso de brigadeiros pelo Senac e, a partir daí, não parou mais. Em 2017 ingressei na especialização/pós-graduação em confeitaria pela Univel. “Neste mesmo ano senti a necessidade de ampliar meu espaço em casa e separar os doces da cozinha doméstica investindo em uma reforma na casa, pois a clientela já havia crescido”, lembrou.

Em julho de 2019 ela fez um custo de cake design pela renomada escola de confeitaria em Curitiba, Centro Europeu e vários cursos com uma colega de especialização que já trabalhava a muitos anos com doces e é professora na área. “Hoje concílio as duas profissões e à família e amo o que eu faço”, finalizou. Para encomendas o contato é (45) 9973-6140.

 

FOTOS COM AMOR

A Letícia Leite tem apenas 20 anos, cursa faculdade de administração e trabalha em uma construtora durante o dia, estuda de noite e, além disso, montou uma loja virtual de impressão de fotos. “Fui atrás de estudar o negócio, para conseguir oferecer um preço justo para os meus clientes”, disse ela, que está juntando dinheiro para conseguir realizar o sonho da festa de casamento.

Ela contou que o namorado e toda sua família está muito feliz com a iniciativa e incentivando o casal. “Há uma semana colocamos tudo no ar, abrimos a loja, um site e vendendo pelas as redes sociais e está sendo muito legal, porque produzimos em uma semana o que pensamos que íamos ter em um mês”, disse Letícia.

Ela mesma é que executa todo o trabalho, desde a impressão, corte até a postagem dos produtos nos Correios. “Já tivemos pedidos para outros estados e estamos muito animados, comprando novos papéis”, contou entusiasmada. Segundo a jovem, dessa forma, querem conseguir realizar o sonho e, por meio das fotos, eternizar o momento das pessoas e fazer com que as pessoas se sintam amadas. “Em apenas uma semana de trabalho eu já me emocionei, já chorei, sorri e conheci pessoas de muito longe. Tive pedidos de pessoas que perderam pessoas que querem revelar imagens e eternizar momentos”, completou Letícia, responsável pelo portal yespolaroid.simply.app.br.

Foto 1: Hellen Faria que investiu nos pirulitos de cristal

 

Foto 2: Lucimara Zanini e o amor pelos doces

 

Foto 3: Letícia Leite quer eternizar os momentos