Cotidiano

Dezembro tem menor índice de geração de empregos do ano

No acumulado do ano, a região Oeste apresenta o saldo de menos 2.469 vagas formais no mercado

Toledo – O resultado da geração de empregos na região Oeste em dezembro de 2016 foi o pior do ano. A falta de oportunidades de trabalho foi motivada, sobretudo, pelo fechamento de vagas no setor de serviços, seguido da construção civil e comércio. Entre as cidades avaliadas pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) foram contabilizadas 6.373 admissões. Entretanto, o número de trabalhos extintos chegou a 9.034 e a região encerrou o ano com a perda de 2.661 vagas de trabalho.

O presidente do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil) no Oeste do Paraná, Edson Vasconcelos, avalia um dos cenários que refletiram na diminuição da contratação de mão de obra. “O ritmo de construção diminuiu e no ano passado quem ia lançar empreendimentos segurou”, afirma ele. Segundo Vasconcelos, em 2017 haverá liberação de novos empreendimentos, porém em quantidade menor do que a registrada nos últimos anos. “Hoje ainda temos investimentos, mesmo na crise, mas defendo que o ritmo não deverá ser como há uma década”.

No ano

No acumulado do ano, a região Oeste apresenta o saldo de menos 2.469 vagas formais no mercado, resultado da diferença entre admissões (106.994) e demissões (109.463). O maior número de vagas eliminadas foi verificado em Cascavel (-3.445). A geração de empregos formais no acumulado do ano teve alívio pela abertura de oportunidades de trabalho em duas cidades da região. Em Toledo, o saldo é de 557 colocações no mercado, 160 delas na construção civil.

Na indústria da transformação foram contabilizadas 6.145 admissões contra 5.868 demissões no município e o saldo do ano fechou com 277 colocações formais de trabalho.   

O segmento de serviços apresenta o terceiro melhor resultado com 70 funcionários registrados. Em Foz do Iguaçu, a geração de empregos, que teve desempenho negativo no último mês, no acumulado do ano superou as dificuldades e fechou com saldo positivo. A cidade contabiliza 439 carteiras assinadas.

Comércio é destaque em Foz

A oferta de vagas em Foz em 2016 foi impulsionada pelo número de pessoas contratadas para trabalhar no comércio. No acumulado do ano, 9.542 carteiras foram assinadas e 8.352 empregados dispensados, o que resultou em 1.190 colocações no mercado.

O mês de dezembro encerrou com saldo de -30.457 carteiras assinadas em todo o Estado devido ao total de demissões (93.522) ter prevalecido em relação ao de admissões (63.065). O cenário geral do Paraná apontou dificuldades maiores na indústria da transformação, setor de serviços e comércio no fim do ano.

Considerando o acumulado do ano, o resultado apresentado pelo Estado é de menos 59.828 colocações formais. Os setores com demissões mais expressivas permanecem os mesmos observados no fim do ano.