Cotidiano

Destino de Eliza será revelado nesta segunda, em ?Totalmente demais?

RIO – Pela primeira vez, uma novela da Globo não chega ao fim numa sexta-feira. Sucesso no horário das 19h, “Totalmente demais” terá seu desfecho exibido nesta segunda, dia 30, com reprise na terça-feira, dia 31, no “Vale a pena ver de novo”.

O último capítulo da novela trará uma ação de crossover em que a personagem Fedora (Tatá Werneck), de “Haja coração”, que estreia nesta terça, às 19h, visitará a redação da revista Totalmente demais pedindo para ser a capa da publicação.

E mais uma novidade: o Globo Play, plataforma de vídeo on demand da Globo, exibirá um spin-off da novela sob o título ‘Totalmente sem noção demais’, uma extensão de um núcleo da trama em formato de série, com 10 episódios.

‘Totalmente sem noção demais’ vai contar histórias exclusivas dos personagens Carolina (Juliana Paes), Hugo (Orã Figueiredo), Cassandra (Juliana Paiva), Débora (Olivia Torres), Zé Pedro (Hélio De la Peña) e Dorinha (Samantha Schmütz), que se passaram um ano antes da trama que foi ao ar na TV.

PÚBLICO DIVIDIDO ENTRE 'JOLIZAS' E 'ARLIZAS'

No capítulo desta segunda, Eliza (Marina Ruy Barbosa) finalmente se decidirá entre Arthur (Fábio Assunção) e Jonatas (Felipe Simas). Os dois pares românticos são alvo de acirrada disputa do público nas redes sociais, divididos entre Joliza (junção de Eliza e Jonatas) e Arliza (Eliza e Arthur).

Escrita por Rosane Svartman e Paulo Halm, “Totalmente demais” tratou dos sonhos de uma Cinderala moderna. Eliza, é uma mocinha que tinha o sonho de ganhar o mundo. Mundo este que ela não tinha ideia de qual seria.

Ela vivia no interior com a mãe, dois irmãos mais novos e um padrasto abusivo – uma hora ou outra teria que fugir para longe da família. Ganhou as ruas do Rio de Janeiro e, no asfalto, conheceu Jonatas (Felipe Simas). Se não fosse ele, o garoto que vendia balas no sinal de trânsito com a mensagem “Quem dorme sonha, quem trabalha conquista”, Eliza nunca teria começado a vender flores. Não teria conhecido Carlitos no cinema abandonado, onde morava com o empresário das ruas. Também não teria sentido, pela primeira vez, o amor, na sua forma mais pura.

E, se não fossem as flores, Eliza também não teria cruzado o caminho de Arthur (Fábio Assunção). Inclusive Carolina (Juliana Paes), até então poderosa diretora da revista Totalmente Demais. Quem diria que, naquele bistrô do centro do Rio, fazendo mais uma aposta provocativa sobre o concurso Garota Totalmente Demais, eles conheceriam a pessoa que mais tarde seria o motivo de término desse relacionamento tão antigo?

CAROLINA TENTOU DERRUBAR ELIZA

Ah, o concurso. As tramoias de Carol para derrubar Eliza. A angústia de Jonatas em ver sua ruivinha se afastar cada vez mais. O despertar de um sentimento jamais sentido por Arthur. De tanto sabotar o rapaz, o bon vivant também conseguiu conquistar o coração de Eliza.

Mas também foi por causa do concurso que Jonatas conheceu Germano (Humberto Martins) — o presidente da Bastille que tirou o menino das ruas e o colocou para trabalhar formalmente. E, como um bom empresário das ruas, também surpreendeu na fábrica de cosméticos e conquistou uma carreira extremamente promissora.

Eliza sempre se orgulhou do caminho de Jonatas, mas ao lado de Arthur conhecia um mundo novo. Rapidamente a menina virou mulher. E, enquanto Eliza e Jonatas não sabiam mais que rumo dar para o relacionamento, Carol se perdia nos planos maléficos de sabotar a ruiva, engravidar de Arthur e finalmente tê-lo por inteiro.

As tramoias só se voltaram contra ela, que sempre proclamou: “Eu quero, eu posso, eu consigo”. Eliza e Jonatas terminaram. Jonatas começou a namorar com Leila (Carla Salle). Eliza e Arthur se renderam ao sentimento que tanto negavam. E Carol? Bom, Carol ficou com seu orgulho e arrogância. Conseguiu botar um fim no namoro de Eliza e Arthur. Sorte de Jonatas, que após a tragédia da morte de Sofia (Priscila Steinman) e o sequestro de Eliza, voltou a se aproximar da ruiva. O bon vivant sentiu a dor de um coração partido pela primeira vez. E Eliza e Jonatas deram mais uma chance ao amor.

Tudo que era sólido para Carol, se desfez. Começou pelo relacionamento com Arthur. Depois, quando descobriu que não poderia ter filhos, entendeu que tamanho egoísmo de pensar só em si, não valia de nada. Pediu demissão da revista. Todos precisam de uma segunda chance. Carol agarrou a sua com força: adotou Gabriel (Ícaro Zulu), abriu um brechó e voltou para suas origens, o Bairro de Fátima.

Era disso que ela precisava para se sentir completa. E Arthur, que aprendeu que existe mundo além de seu umbigo e mulheres, também, ao longo desse caminho, percebeu o quanto estava perdendo sendo tão egocêntrico. O amor por Eliza o fez enxergar afetos nunca percebidos antes, principalmente com a filha adolescente, Jojô (Giovanna Rispoli) – que chegava a detestá-lo. Agora são melhores amigos. Será que essas transformações não eram o que eles precisavam para finalmente se acertar?

ARTHUR: QUE MUDANÇA!

Arthur, apesar de não aceitar de jeito nenhum que perdeu Eliza, continua lamentando o término, mas vê na viagem para Paris a oportunidade perfeita de reaproximação. E Jonatas entendeu que a viagem era mais uma pedra no caminho deles e antecipou o sofrimento: terminar o namoro que mal tinha voltado. De um lado, um homem – não necessariamente maduro – cheio de conhecimento, cultura e experiências para ensinar. Do outro, um jovem cheio de esperança e que, além de seu amor, não pode oferecer muitas coisas materiais, mas uma vontade gigante de desbravar a vida ao lado dela.

E então, Eliza, com quem você fica? Talvez não esteja nem nas suas mãos essa escolha. Mas, nessa brincadeira de vida, desejemos ou não, vamos nos transformando com o tempo, e, de certa forma, sabemos o que vai ser melhor para todos.

Mas todos querem é saber do babado: quem fica com quem? E se ficarem sozinhos? E se surgirem novos amores? Ai, minha santa Kim Kardashian, já dizia Cassandra (Juliana Paiva)…vamos aguardar as cenas do último capítulo nesta segunda.

UM BALANÇO DA NOVELA

“Construir essa fábula na realidade, nos tempos atuais, foi nosso maior desafio ao longo da novela”, conta Luiz Henrique Rios, diretor-geral de ‘Totalmente Demais’. “A fábula e a realidade tinham que estar muito próximas para que a história comunicasse tanta emoção”, completa ele.

Felizes com o resultado, os autores Rosane Svartman e Paulo Halm falam sobre o final. “Nós apostamos lá no começo com quem Eliza ficaria e, no último capítulo, vamos descobrir todos juntos. Será que eu ganhei dessa vez?”, brinca Rosane.

“Todos estavam muito abertos e souberam fazer muito bem o arco de transformações de seus personagens”, analisa Paulo.

“A novela contava histórias de transformações, esperança e foi muito bem defendida pelo time todo. Agora fica a saudade e a expectativa para esse gran finale”, diz ele.