Cotidiano

Desempregado, professor dá aula de História em ônibus

1.jpg

RIO – Um post contando a história de um professor desempregado que, para sobreviver, dá aulas de História em ônibus, viralizou nas redes nesta quinta-feira.

Alexandra Abdon é estudante de Direito e moradora de Belém, no Pará. Estava saindo do estágio na 3ª Promotoria de Justiça de Execuções Penais, indo para casa almoçar. Pegou um ônibus. Teve a calma da viagem interrompida por um homem, que achou que fosse “um vendedor chato”, como ela mesmo definiu.

Mas não. Era Eduardo Veras, um homem de cerca de 30 anos, professor desempregado, que, para sobreviver, revolveu, em vez de procurar uma nova profissão, fazer o que sabe em outro lugar: está dando aula em ônibus da rede municipal. Quem ficar satisfeito com a lição contribui com o que quiser.

A história foi contada por Alexandra em um post no Facebook nesta quinta-feira quando chegou em casa. Em menos de 24h, viralizou, com, até o momento, 36 mil curtidas, 9,7 mil compartilhamentos e quase 3 mil comentários. Os números seguem subindo.

post professor aula em ônibus 1

Muitos dos comentários são otimistas. Alguns são de outros professores desempregados: “Vou fazer isso. Sou uma licenciada desempregada”, disse Skárllat Kettle, de Itacoatiara, Amazonas. Alexandra ainda compartilhou que descobriu que Eduardo tem um canal no YouTube, onde dá aulas por vídeo. Por enquanto são poucos, mas seus três vídeos já reúnem quase 30 mil visualizações após a história ser divulgada.

Eduardo, que não tem o mestrado em História, agradeceu a ajuda de Alexandra em um post emotivo, se dizendo tocado com “a sensibilidade, emocionado e agradecido”.

post facebook professor ônibus 2

Alexandra respondeu em mais um post nesta sexta-feira, dizendo que nunca podia imaginar que a repercussão da história seria tão grande e que tudo que quer é ajudar Eduardo a realizar seus sonhos e ter sucesso na profissão.

post facebook professor ônibus 3