Cotidiano

Desde cedo: Escolas estimulam o empreendedorismo

Muito mais do que abrir o próprio negócio, empreender é fazer a diferença em qualquer atividade. As características empreendedoras podem ser aplicadas em todos os campos, inclusive na escola e com crianças. Na região oeste, somente neste ano, o Programa Educação Empreendedora pretende envolver cerca de oito mil alunos do Ensino Fundamental em 90 escolas em 25 municípios.

“Nosso primeiro contato com a metodologia foi em 2015. O material foi bem aceito, se encaixou muito bem na proposta que tínhamos para a Disciplina de Empreendedorismo e Cidadania, instituída em 2014”, destaca a Coordenadora Pedagógica da Disciplina de Empreendedorismo e Cidadania da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santa Helena, Sandra Hippler.

Santa Helena é uma das cidades da região que aplicam o Programa Educação Empreendedora em 2017 e, conforme acrescenta Sandra, “o conteúdo é adequado a cada idade e instiga valores de protagonismo nas crianças, além de tratar de temas como educação financeira, consumismo versus consumidor, orçamento familiar, dentre inúmeros outros”, detalha. Neste ano, um total de 1,6 mil crianças estão sendo contempladas com o conteúdo na cidade.

Fernando Ferreira de Souza Lima, secretário de Educação de Foz do Iguaçu, conheceu o Programa quando ainda era professor, em 2010. “Na época, nossa escola (Escola Municipal Santa Rita de Cássia) foi escolhida para aplicação do projeto piloto do Educação Empreendedora no município. Foi uma experiência extremamente enriquecedora”, assinala.

Já em Tupãssi, que também integra ações do Educação Empreendedora neste ano, em vez da realização de feiras no final do ano, o foco serão mostras pedagógicas, nas quais as crianças mostrarão à comunidade tudo o que foi aprendido e produzido com o auxílio da metodologia. Tupãssi participa do Programa desde o segundo semestre de 2014.