Cotidiano

Derrota de Sarkozy amplia incertezas e pode ser favorável a Le Pen

PARIS ? A eliminação do ex-presidente Nicolas Sarkozy das primárias dos conservadores na França amplia as incertezas sobre o resultado da eleição presidencial do ano que vem, sendo possivelmente favorável à líder da extrema-direita Marine Le Pen, embora ela ainda tenha chances remotas de vencer, segundo analistas.

Após a votação de primeiro turno nas prévias de domingo, François Fillon desponta como favorito na campanha de cinco dias para o segundo turno contra o rival Alain Juppé, marcado para 27 de novembro.

O ex-primeiro-ministro Juppé tem apenas uma semana para impulsionar sua campanha e conquistar apoiadores dos outros candidatos derrotados no primeiro turno das primárias.

Com Fillon somente a seis pontos de alcançar os 50% necessários no primeiro turno, e com Sarkozy do seu lado, a disputa parece ser difícil para Juppé. No entanto, qualquer eleitor francês pode participar do segundo turno no domingo, o que pode representar um impulso para Fillon.

O vencedor da disputa interna dos conservadores muito provavelmente deve enfrentar a líder do partido Frente Nacional, Marine Le Pen, em um segundo turno da disputa presidencial.

Uma pesquisa de opinião da BVA realizada em setembro mostrava Fillon vencendo Le Pen por uma margem de 61% dos votos contra 39%, mas cenários em pesquisas de opinião recentes não colocaram Fillon contra Marine.