Cotidiano

DER fiscaliza transporte irregular

Cerca de 20 fiscais verificam itens como documentação, equipamentos obrigatórios e condições dos veículos de transporte de passageiros

Foz – O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná intensificou as operações de fiscalização de veículos de transporte de passageiros de turismo e fretamento por causa das férias de inverno. As ações especiais estão acontecendo durante todo este mês nas rodovias de acesso a Foz do Iguaçu, principal destino de turistas durante as férias escolares. 

Cerca de 20 fiscais verificam itens como documentação, equipamentos obrigatórios e condições dos veículos de transporte de passageiros. Também são verificados registro, autorização, seguro de viagem e cumprimento de rotas e horários pelas empresas. Quem estiver irregular pode receber multas e até ter apreendido o veículo, conforme a irregularidade identificada. 

Desde 2011, a Operação Inverno faz parte do calendário de fiscalização do transporte intermunicipal. No ano passado, foram emitidas 120 autuações.  Todas empresas cadastradas pelo DER tiveram que levar os veículos para uma inspeção específica. Os fiscais verificam o controle da idade dos veículos e a existência de equipamentos básicos. Além disto, na vistoria nas rodovias, são feitas a verificação de rotas e verificação de horários. 
Em caso de dúvidas na contratação dos serviços de fretamento, o usuário pode fazer a consulta das empresas via internet (http://www.der.pr.gov.br/consulta_empresas.php). Outras informações sobre o transporte intermunicipal ou denúncias podem ser direcionadas ao Serviço de Atendimento ao Cliente, com ligação gratuita para o número 0800-410-158.