Cotidiano

Deputados vão se organizar para trabalhar dois dias por semana na Olimpíada, diz Maia

rodrigo-maiaRIO ? O novo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse na manhã deste sábado que os parlamentares vão se organizar para as votações durante o período da Olimpíada do Rio, de 5 a 21 de agosto. A ideia é ter dois dias de trabalho. A campanha para as eleições municipais começam no dia 16, em meio aos Jogos Olímpicos.

? A gente vai tentar organizar com os líderes dois dias na semana com trabalho intenso, com necessidade de produção mínima para que a gente possa trabalhar segunda e terça e liberar a partir de quarta. Na verdade, as campanhas eleitorais têm um peso menor segunda, terça e quarta e avançam mais na quinta, sexta, mas, principalmente, no sábado e domingo, quando os eleitores estão em casa. Durante a semana, as pessoas estão trabalhando e têm menos tempo para cuidar de eleição ? disse Maia antes de participar de um evento de seu partido com pré-candidatos na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.

O presidente da Câmara disse que, no início de seu mandato à frente da Casa, quer votar medidas de três eixos: superação da crise econômica, projetos para o controle do Estado e reforma política. Questionado se as medidas para superar a crise poderiam ser impopulares, Maia disse que elas são necessárias.

? Não acho que seja impopular. Acho que é necessário. Impopular é gastar mais do que você tem, e o desemprego passar de 11 milhões de brasileiros. Você ter medidas necessárias que reduzam o desemprego pela metade é algo que, no médio e longo prazo, será muito popular. No curto prazo, é necessário e a gente sabe que gera polêmica ? afirmou o deputado.

Rodrigo Maia foi eleito presidente da Câmara depois que o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) renunciou ao cargo. O deputado do DEM elogiou o antecessor pela produtividade nas votações, mas disse que a crise envolvendo Cunha trouxe um impacto negativo à Casa.

? Votamos matérias importantes nos primeiros meses até o início do segundo semestre do ano passado. Depois, com a crise que se ampliou com relação a ele (Cunha), de fato, as coisas foram se misturando, e ele acabou perdendo as condições. Mas, acho que vamos superar essa fase. Vamos deixar o Eduardo cuidar do julgamento dele, vamos cuidar da Câmara dos Deputados. Ele vai continuar fazendo sua defesa, agora no Plenário. É um direito dele, de qualquer deputado. Mas, temos, claro, um problema grande hoje, a imagem da Câmara não vai bem – declarou o novo presidente da Câmara. ? É claro que a crise dele (Cunha) se aprofundou muito e isso impactou a imagem da casa, mas vamos trabalhar em conjunto com todos os partidos para que a Câmara, o Senado, o Poder Executivo e Judiciário possam encontrar as soluções.

Entre os projetos que Maia pretende votar estão a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do teto de gastos, propostas relacionadas ao pré-sal, além de avançar no início do debate da reforma da previdência. Outro ponto será a discussão da reforma eleitoral, em que há articulações para a cláusula de barreira e o fim das coligações nas eleições proporcionais.

? Tudo é difícil, mas precisamos entender que o sistema faliu e não adianta ficar fazendo remendo. Ou vai se reformar o sistema ou a cada eleição vamos ter o mesmo tipo de problema que estamos vivendo hoje, com crise institucional permanente ? disse Maia.

O novo presidente da Câmara também comentou a situação do Rio à beira da Olimpíada e elogiou o prefeito Eduardo Paes (PMDB).

? Tenho certeza que o Rio fará uma grande Olimpíada. O prefeito tem, com toda habilidade, organizado bem as Olimpíadas, apesar de toda crise que o Brasil vive.