Cotidiano

Deputados sul-africanos trocam socos com seguranças do Parlamento

201605171104036489_RTS.jpg

JOANESBURGO ? Deputados de um partido de oposição sul-africano entraram em confronto nesta terça-feira com seguranças do Parlamento. Eles exigiam a renúncia do presidente do país, Jacob Zuma, alvo de um grande escândalo de corrupção nos últimos meses. Em seguida, os parlamentares foram retirados à força do local.

Os parlamentares trocaram socos com os seguranças que chegaram para expulsá-los. E, ainda, jogaram garrafas de água abertas no meio da confusão. Esta é a segunda vez em duas semanas que os deputados do FEP são expulsos à força da Assembleia.

? O presidente quebrou seu juramento, ele deliberadamente violou a Constituição. Fora Zuma? ? gritavam cerca de vinte deputados do partido Combatentes pela Liberdade Econômica (FEP).

O incidente desta terça-feira, na presença de Zuma, ocorreu alguns minutos antes de uma sessão de perguntas e respostas entre os parlamentares e o chefe de Estado. Os membros do FEP, liderados pelo líder populista Julius Malema, exigem a renúncia de Jacob Zuma, condenado por violar a legislação do país e enredado em vários escândalos de corrupção.

O presidente sul-africano foi condenado neste ano por utilizar fundos estatais para melhorias em sua residência privada ? como uma piscina e em um anfiteatro ? em uma obra de US$ 24 milhões. Apóa a decisão da Suprema Corte, Zuma negou que tenha agido de má fé.