Cotidiano

Deputado paranaense teme conflito sangrento em Laranjeiras

Tensão começou quando indígenas invadiram terras na comunidade de Passo Liso

Brasília – O deputado federal paranaense Assis do Couto, que há poucos dias abandonou os quadros do PT para se filiar ao PMN, chamou atenção em Brasília para a iminência de um conflito entre agricultores e indígenas no município de Laranjeiras do Sul.

Ele aproveitou reunião da Comissão de Agricultura da Câmara para pedir ao Estado Brasileiro que permaneça alerta à situação, advertindo que confrontos podem acontecer a qualquer momento.

A tensão em Laranjeiras começou no dia 5 deste mês, quando indígenas invadiram terras na comunidade de Passo Liso e expulsaram uma família de agricultores familiares que trabalhava no local. Eles alegam ser os legítimos proprietários desta e de outras áreas.

Na ocasião, a Polícia Militar foi acionada e um PM foi agredido por um indígena, tendo as mãos cortadas a golpes de facão, enquanto outro foi mantido refém por algum tempo.

“São colonos, pequenos agricultores, que estão tendo que abandonar suas casas construídas há mais de 50 anos”, historiou.

“Eu já conversei com o secretário de Segurança Pública do Paraná e tentei conversar com a Funai para evitar um conflito que possa resultar em morte. Faço esse registro para alertar as autoridades, pois há completa ausência do Estado Brasileiro no local. Temos índios e colonos armados na iminência de um conflito”, reforçou Assis do Couto.