Cotidiano

Departamento de Energia dos EUA reduz projeção de alta da demanda de petróleo

262799812_1-9.jpgNOVA YORK – A Administração de Informação de Energia dos Estados Unidos (AIE) reduziu sua previsão para o crescimento da demanda por petróleo nos EUA para 2016, e aumentou a previsão de crescimento da demanda para 2017, de acordo com um panorama mensal divulgado nesta terça-feira.

A expectativa é que a demanda por petróleo nos EUA cresça 160 mil barris por dia em 2016, ante a expectativa anterior de 220 mil barris por dia, de acordo com o departamento. A demanda vai crescer 120 mil barris por dia em 2017, ante os 60 mil barris por dia estimados previamente.

O consumo de petróleo e combustível líquido nos EUA ainda deve atingir uma média de 19,68 milhões de barris por dia em 2017, alinhado com estimativas anteriores, disse o setor de estatísticas do Departamento de Energia dos EUA.

? A AIE espera que motoristas dos EUA vejam um declínio gradual nos preços da gasolina de seu nível em junho até o fim deste ano ? disse o administrador da AIE Adam Sieminski. ? Uma combinação de preços mais baixos do petróleo, alta produção de gasolina, e estoques crescentes de gasolina pressionaram os preços do combustível para baixo neste ano.

O declínio nos preços deve encorajar o consumo, representando um aumento na demanda deste ano, ainda que seja mais moderado que o crescimento esperado anteriormente.

Globalmente, a agência reduziu sua previsão da demanda mundial para 2016 em 10 mil barris por dia para um aumento no comparativo anual de 1,44 milhão de barris por dia, e elevou sua previsão da demanda mundial para 2017 em 20 mil barris por dia, para um aumento de 1,49 milhão de barris por dia.