Cotidiano

Dengue: Levantamento aponta índice de infestação de 0,5% em Cascavel

Apesar de os números gerais apontarem para baixo risco, a Secretaria de Saúde alerta que, em algumas regiões da cidade, os índices preocupam

Dengue: Levantamento aponta índice de infestação de 0,5% em Cascavel

A Vigilância em Saúde Ambiental, por meio do Setor de Controle de Endemias, realizou nos dias 12, 13, 14 de abril 2021 o 2º Levantamento de Índice rápido e amostral (Liraa). Os agentes de endemias vistoriaram 4.341 imóveis e o resultado geral apontou índice de 0,5% (baixo risco) de infestação. O índice  preconizado pelo Ministério da Saúde que é de até 1%.

Mesmo com o índice geral de 0,5,%, algumas regiões da cidade preocupam, pois apresentaram índice acima do preconizado.O maiore índices foram registrados no extrato 5 (Tropical, Parque Verde, Cidade Verde, Moradas, Terra  Nova, Tropical II ,Aclimação,Coqueiral,Palmeiras II), que apresentou um índice de 1,4% (médio risco), e o extrato 4, que engloba as regiões do Pinheiros, Country, Canadá, Piatti, Ceasa, Novo Milênio, Claudete, Cancelli I e II ), com índice de 1,2% (médio risco).

Com objetivo de orientações aos moradores, coleta de larvas, tratamento e eliminação de focos, o Setor de Endemias programou vistorias nos locais onde foi encontrado o maior volume de focos do mosquito Aedes Aegypti.

“A Secretaria de Saúde pede colaboração na recepção dos agentes de endemias para a realização da vistoria e solicita aos moradores que são do grupo de risco ou que estejam com sintomas ou positivos para Covid-19 que informem o agente no momento da abordagem  para inspeção do imóvel”, diz Clair Wagner, gerente da Vigilância em” Saúde Ambiental.

As visitas acontecerão nas seguintes datas:

– 22/04 – Localidade do Parque Verde – Extrato 5 estão programadas  930 vistorias com 31 agentes de endemias. O ponto de encontro no Bosque do Parque Verde às 8hrs;

– 26/04 – Localidade do Canadá- Extrato 4 dia estão programadas aproximadamente 800 imóveis com 29 agentes de Endemias. Ponto de encontro Igreja Católica do Canadá às 8hrs;

A Equipe de Educação em Saúde também estará presente na ação, desenvolvendo atividades de forma lúdica (mosquitos e morte).