Cotidiano

Democratas protestam com violência após vitória de Trump

RIO – A vitória do magnata Donald Trump na eleição americana desencadeou furiosos protestos em estados onde a democrata Hillary Clinton teve a maioria dos votos. A polícia disse que ao menos 500 pessoas tomaram as ruas ao redor da Universidade da Califórnia, gritando slogans contra o magnata. Ninguém foi preso. Durante o protesto, Uma mulher foi atropelada por uma carro e ficou gravemente ferida.

Em Oakland, mais de cem manifestantes foram para as ruas. Nos protestos foi queimado um boneco de Trump e janelas foram quebradas na redação do jornal Oakland Tribune.

No Oregon, dezenas de pessoas bloquearam o trânsito no centro de Portland e forçaram um atraso nos transporte ferroviário. Em Nova York, onde Hillary e Trump têm sua bases, foram registrados confrontos no Times Square. Os apoiadores do magnata chamaram os manifestantes de hipócritas por não aceitarem o resultado da eleição.

A democrata venceu no Oregon, na Califórnia e em Nova York, mas perdeu a eleição para Trump após o magnata ter assegurado a vitória nos estados-chave de Pensilvânia, Flórida, Carolina do Norte, Ohio, Geórgia e Iowa.