Cotidiano

Demissões de domésticos crescem 20%

Em Cascavel, a estimativa é de que a categoria abrange cerca de dez mil trabalhadores

Cascavel – Conhecida como a PEC dos empregados domésticos, a lei complementar nº 150, regulamentada no ano passado, assegurou direitos fundamentais à classe trabalhadora, entretanto, para os empregadores a contratação se tornou mais complexa e cara.

Diante disso, houve uma média de 20% de demissões de empregadas domésticas mensalistas, dado que hoje não contribui à comemoração pelo Dia Internacional do Trabalhador Doméstico.

“Para os empregadores, além das complexidades pelo e-Social, aumentaram os encargos e há dificuldade até mesmo para encontrar contadores que se prestem a cuidar do registro dos profissionais”, afirma o presidente do Sedep (Sindicato dos Empregadores Domésticos do Paraná), Bernardino Roberto de Carvalho.

Ele considera também que para algumas famílias é inviável cuidar da contabilidade dos funcionários por conta própria. “Percebemos a dificuldade de pessoas mais velhas com a informática devido aos constantes avanços da internet e isso é mais um fator que interfere na contratação”, complementa.

Em Cascavel, a estimativa é de que a categoria abrange cerca de dez mil trabalhadores. No Paraná o Sindicato afirma que o número chega a aproximadamente 100 mil.

A alternativa em muitas casas é pelos serviços prestados por diaristas. Cerca de 30% dos empregadores que dependiam do trabalho doméstico mensal, optaram por essa mudança. “A tendência é pelo trabalho duas vezes por semana. Somente famílias que não possuem condições de um acerto trabalhista e que não ficam muito tempo em casa, mantêm os mensalistas”.

Antes da PEC, o presidente do sindicato comenta que era mais difícil encontrar pessoas para trabalhar nas casas e que hoje a realidade é inversa. “A oferta da mão de obra é maior, porém a procura reduziu”, conclui.

FGTS

Com a lei, empregadores são obrigados a recolher 8% para o FGTS mais 3,2% equivalente à multa por rescisão. O número de empregadas que conseguiu o benefício passou de 190 mil em junho de 2015 para 1,37 milhão em maio deste ano.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil possui 6,4 milhões de pessoas trabalhando como domésticos. Desse total, 5,9 milhões, o que corresponde a 92%, são mulheres. Cerca de 70% não têm carteira assinada.