Cotidiano

Demanda de empresas por crédito em 2016 tem pior resultado em 4 anos

53869924_A worker does a quality control check on feminine hygiene products .jpg

crédito

SÃO PAULO – A demanda por crédito corporativo recuou em 2016, apresentando o pior resultado dos últimos quatro anos, em meio ao aprofundamento da recessão no país, segundo levantamento da empresa de informações de crédito Serasa Experian. O Indicador de Demanda das Empresas por Crédito mostrou queda de 2,2% no ano passado frente a 2015, quando houve recuo de 1,9%.

Economistas da entidade citaram que o quadro econômico, o reduzido patamar da confiança empresarial e as taxas de juros ainda bastante elevadas pesaram negativamente sobre a procura das empresas por crédito no ano passado. A queda foi sentida principalmente nas médias e grandes empresas, que apresentaram recuo 12% e de 10,4%, respectivamente. As micro e pequenas empresas tiveram baixa de apenas 1,7%.

Todos os setores econômicos pesquisados no levantamento da Serasa Experian apresentaram queda na demanda por crédito em 2016, com o a indústria à frente, com declínio de 5%, seguida por comércio (-3,6%) e serviços (-0,1%).

Entre as regiões, houve alta apenas na Região Sul, com acréscimo de 0,8% na demanda por crédito no ano passado. O Norte apresentou a maior contração de 5,6%, seguido por Centro-Oeste (-2,3%); Nordeste (-2,4%) e Sudeste (-1,2%).