Cotidiano

DEM diz que Lula era chefe do esquema desde o Mensalão

BRASÍLIA – Líderes do DEM e do PSDB disseram nesta quarta-feira que o Ministério Público Federal comprovou que o ex-presidente Lula era o comandante do esquema de corrupção, como os dois partidos sempre denunciaram quando fizeram oposição aos governos petistas. O líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), disse que ficou evidente a “ganância de poder” e o comando de um “esquema ilícito”. Na mesma linha, o líder do DEM na Câmara, deputado Pauderney Avelino (AM), disse que Lula era considerado o “chefe da organização criminosa” desde o Mensalão.

? É a ganância do poder de um esquema ilícito. Que Lula sempre foi o comandante desse esquema, nunca tive dúvidas. Esse é o modus operandi dele desde as eleições de 1989, quando denunciei o esquema Lubeca. Hoje cai por terra toda essa farsa em torno da imagem de alguém que se preocupa com os mais pobres. Lula nada mais é do que um comandante de um esquema de corrupção nunca visto antes. A sociedade espera que ele seja condenado pelos seu crimes que prejudicaram principalmente a população mais carente ? disse Caiado.

Caiado disse ainda que os procuradores desmontaram a tese de Lula de que ele “nunca sabia” dos esquemas e irregularidades envolvendo seu governo.

? O Ministério Público fez um excelente trabalho, minucioso, demorado, onde conseguiu juntar todas as pontas desse esquema que teve origem no mensalão. O PT, capitaneado por Lula, sempre se comportou como uma quadrilha que se interessava apenas em garantir benefícios ao seu grupo e se perpetuar no poder.”, defendeu Caiado.

Na mesma linha, Pauderney Avelino disse que as cifras envolvidas surpreendem.

? É uma loucura! Desde os tempos do Mensalão, há mais de dez anos, ele já era considerado o chefe da organização criminosa por nós ? disse Pauderney Avelino.

O líder do PSDB no Senado, Paulo Bauer (SC), disse que o indiciamento de Lula mostra que todos estão sujeitos à lei.

? O indiciamento é uma demonstração de que ninguém está acima da lei. E queremos que a corrupção seja varrida do mapa e da vida pública do país. O ex-presidente e nenhum brasileiro está acima da lei. Por isso, devemos deixar a Justiça fazer o seu papel e o seu trabalho ? disse Paulo Bauer, que assumiu a liderança do partido com a licença de Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).