Cotidiano

Delação de ex-diretor mostra influência da Odebrecht na Câmara de Comércio Exterior

BRASÍLIA ? A delação do ex-diretor da Odebrecht Cláudio Filho à operação Lava-Jato mostra que a empresa tinha influência também dentro da Câmara de Comércio Exterior (Camex). Segundo o documento, pelo menos três parcelas de R$ 15 mil teriam sido pagas a Flávio Dolabella, integrante do Comitê de Financiamento e Garantia das Exportações (Cofig), colegiado que faz parte da Camex. Em troca, a empresa tinha acesso a algumas das atas de reunião do Cofig.

Filho conta que, entre 2008 e 2009, foi procurado pelo diretor da área internacional da Odebrecht em Brasília, que o questionou se conhecia algum dos integrantes do Cofig. Esse comitê é responsável por acompanhar as operações do Programa de Financiamento às Exportações (PROEX) e do Fundo de Garantia à Exportação (FGE), estabelecendo os parâmetros e condições para concessão de assistência financeira às exportações e de prestação de garantia da União.

Dolabella foi apontado por ter relação de amizade com Cláudio Filho, que apresentou os dois. Segundo a delação, a área internacional da empresa teria solicitado acesso às atas, o que foi providenciado pelo integrante do comitê. Em troca, o membro do Cofig pediu dinheiro. ?Lembro-me que os pagamentos eram realizados na forma de depósito em conta-corrente, acredito que em valores de R$ 15.000,00, em momentos espaçados entre os anos de 2008 e 2010?, diz o texto. Dolabella foi procurado, mas não foi localizado pela reportagem.