Cotidiano

Déficit de quase 100 técnicos de enfermagem

O presidente do Sinteoeste (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Superior do Oeste do Paraná), Giancarlo Tozo, apontou, durante reunião do Conselho Municipal de Saúde, déficit de 98 técnicos de enfermagem e 37 enfermeiros no HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná). Os profissionais atuam em diversas alas do hospital.

Segundo Tozo, esta insuficiência de profissionais ocorre por conta dos pedidos de exoneração e aposentadorias, além de somar servidores que faleceram nos últimos anos. “Não houve reposição destas vagas e também não há previsão de ampliação”, diz.

Por conta disso, o Sinteoeste cobra da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), responsável pela gestão do hospital, a realização de concurso público e teste seletivo, na tentativa de suprir esta demanda. O Sindicato lembra que hoje as contratações ocorrem, em grande parte, por meio de terceirizações, o que conforme Tozo, é totalmente inadequado, pois fere o direito do trabalhador e precariza a profissão.

A direção do HUOP foi procurada pela reportagem para prestar esclarecimentos sobre os dados repassados pelo Sinteoeste, porém, não retornou até o fechamento desta edição.

 

Abertura de leitos

A falta de profissionais no HUOP afeta também a abertura da Ala G2 da enfermaria, inaugurada ainda em novembro do ano passado. Porém, o funcionamento do espaço não ocorreu até o momento já que não há técnicos de enfermagem para compor a equipe, formada ainda por médicos e enfermeiros.

A solução foi solicitar ao município a cessão de dez técnicos de enfermagem, o que garante a abertura de dez dos 30 leitos disponíveis. Os profissionais ainda estão em treinamento, e começam a trabalhar a partir do dia 2 de abril. A permanência dos técnicos cedidos pela prefeitura é de 90 dias. Até lá a Unioeste precisa contratar novos profissionais, conforme exigência do Ministério Público.

 

Chamamento

Edital de chamamento público foi divulgado pela Unioeste abrindo vagas para técnicos de enfermagem para atuarem especificamente nesta ala. No entanto, o hospital afirma que nenhum profissional se candidatou por conta do salário ofertado para a categoria. A previsão é de que na segunda-feira (2) novo edital seja lançado, desta vez com honorários mais atrativos.