Cotidiano

Decreto de Calamidade Pública do Rio imita - mesmo - ?House of cards?

RIO ? Soa incrível, como quase tudo que envolve a política nacional, mas é possível que o decreto de Calamidade Pública do governador interino do Rio, Francisco Dornelles, tenha sido inspirado em uma série. Obviamente, não seria outra que não “House of Cards”.

A produção do Netflix é um hit entre políticos ? tanto Dilma quanto Temer já admitiram assistir a Kevin Spacey como o imparável Frank Underwood. Na segunda temporada da série de Beau Willimon, já como presidente interino após o impeachment do titular, Underwood também corrompe a palavra “desastre” num “estado de emergência”.

Underwood pede ao prefeito do Distrito de Colúmbia, Barney Hull (Chuck Cooper), que decrete estado de emergência a fim de debelar o alto desemprego. Com esse decreto, a Presidência libera verba do FEMA (Agência de Gerenciamento de Emergência Federal, na sigla em inglês). Há inclusive a discussão na agência e no congresso de que esse dinheiro não poderia ser liberado a não ser em desastres naturais – e o exemplo é sempre o furacão Katrina, que assolou Nova Orleans em 2005.

É a partir daí que começa o programa America Works (um trocadilho que combina a “América trabalha” com “América funciona”), que depois se tornaria a principal bandeira da campanha presidencial de Underwood.

O decreto de Dornelles teve o aval prévio de outro presidente interino, Michel Temer – que, numa entrevista em 2015, admitiu a este escriba estar em dia com “House of Cards”. Portanto, finalmente temos um momento em que a associação de políticos do PMDB com o sórdido Frank Underwood – piada tão recorrente no noticiário – se torna tão legítima quanto perfeitamente explicável.