Cotidiano

Decreto cancela inauguração de hospital em Cafelândia

A decisão da administração passada de Cafelândia, de entregar uma obra que estava longe de estar pronta, ainda custa caro à imagem do município. Agora, o atual prefeito, Mateus Franus, decretou o cancelamento do ato inaugural à época promovido pelo então prefeito Valdir Andrade da Silva, o Bugrão. A determinação se soma a requerimento do vereador Rodrigo Diefenthaler, que pedia providências sobre a inauguração de uma obra inacabada.

Nos últimos dias da gestão passada, o então prefeito Bugrão decidiu entregar à comunidade a estrutura física do Hospital Municipal, mas as suspeitas de que havia problemas começou no próprio ato. Jornalistas e convidados foram impedidos de entrar em alguns pontos da obra. Era possível ver no local ferramentas e materiais de construção, sala onde faltava o piso, ausência de acabamento, instalação elétrica inacabada, pontos de alagamento e sujeita.

“Entendemos que quando se inaugura uma obra ela deve estar concluída de verdade. As condições nesse caso eram muito diferentes disso”, explica o prefeito Franus. A placa inaugural será removida e futuramente dará espaço para uma nova, quando o hospital for efetivamente inaugurado e puder receber pacientes.

Atualmente, o prédio está perto de ficar pronto. O desafio da administração é buscar recursos para os equipamentos. “Temos uma emenda parlamentar do deputado Hermes Frangão Parcianello de R$ 1,2 milhão e R$ 350 mil do deputado Fernando Giacobo já para essa finalidade”, diz Franus.