Cotidiano

De longe, Bob Dylan menciona honra e surpresa em receber prêmio Nobel

63156176_FILE - In this Feb 6 2015 file photo Bob Dylan accepts the 2015 MusiCares Person of the.jpgESTOCOLMO ? Vencedor do Nobel de Literatura de 2016, Bob Dylan enviou uma mensagem no sábado em que agradece a Academia Sueca por conceder o prêmio a ele, uma honra que o cantor e compositor americano acredita ser como ?ficar de pé sobre a lua?.

Links Nobel?Lamento não poder estar com vocês pessoalmente, mas por favor saibam que estou definitivamente com vocês em espírito e honrado em receber um prêmio tão prestigioso?, disse Dylan em um discurso lido por Azita Raji, embaixadora norte-americana para a Suécia, no banquete do Nobel.

Ele também expressou sua grande surpresa por receber o prêmio.

?Se alguém tivesse me dito que eu tinha a menor chance de ganhar o Prêmio Nobel, eu teria que pensar ter as mesmas chances que ficar de pé sobre a lua?, disse.

Em outro momento, Dylan citou grandes nomes da literatura mundial que também foram laureados no passado.

“Ganhar o Nobel de Literatura é algo que eu nunca poderia imaginar. Quando eu era mais novo, li e absorvi os trabalhos daqueles que foram considerados dignos de tal distinção: Kipling, Shaw, Thomas Mann, Pearl Buck, Albert Camus, Hemingway”, enumerou. “Estes gigantes da literatura cujas obras são ensinadas no colégio, hospedadas em bibliotecas de todo o mundo e comentados em tom reverente sempre deixaram uma profunda impressão. Juntar o meu nome a esses me deixa sem palavras”.

Dylan, que normalmente se comporta de forma tímida perante a mídia, finalmente aceitou o prêmio de 8 milhões de coroas suecas (US$ 870 mil), após frustrar a academia sueca com semanas de silêncio após o anúncio do prêmio de literatura em 13 de outubro. Mas ele decidiu não comparecer às festividades.

Sua ausência foi amplamente debatida na Suécia nas últimas semanas, onde o prêmio Nobel é uma grande fonte de orgulho. Um membro da academia acusou Dylan de ser ?arrogante? e ?rude? quando o cantor permanecia em silêncio na sequência do anúncio do prêmio.